Educação

MEC participa do Seminário Nacional de Residência Médica

Evento promovido pelos ministérios da Educação e Saúde proporcionou discussões que visam ao fortalecimento da residência médica no país

20/09/2023 14:59
MEC participa do Seminário Nacional de Residência Médica
Foto: Divulgação/MEC


A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação
(Sesu /MEC) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) promoveram, nos dias 18 e 19 de setembro, o Seminário Nacional de Residência Médica, em Brasília (DF). O objetivo foi promover discussões para subsidiar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das políticas de residência médica no país, bem como fortalecer o escopo
ensino-serviço nos programas de especialização médica.

Participaram do seminário representantes de diversos órgãos e entidades, além do MEC e do MS, como: Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), C omissões Estaduais de Residência Médica ( CEREMs ), Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS), Movimento Nacional em Defesa das Residências em Saúde (MNDRS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A Coordenadora-Geral de Residências em Saúde, Patrícia Franco Marques, representou a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, na mesa de abertura do seminário . “Esse é um momento muito significativo, onde dois ministérios estão em processo de integração e articulação em prol do fortalecimento das residências em saúde” , afirmou Patrícia. Ela também destacou que a formação de especialistas por meio da modalidade de residência representa o padrão-ouro para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a intenção de fomentar as discussões, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutirem os eixos temáticos de gestão das residências em saúde, valorização dos residentes e corpo docente-assistencial dos programas de residências em saúde, necessidades de saúde e residências, aspectos pedagógicos nas residências em saúde e avaliação dos programas de residências em saúde.

Cenário Atualmente, 1.014 instituições estão credenciadas para a oferta de residências e há 70.047 vagas autorizadas. O número de residentes matriculados hoje alcança 46.610 médicos em 7.417 programas de residência médica distribuídos pelo país. Em 2022, o MEC investiu R$ 552 milhões no pagamento de bolsas para esse público, beneficiando 9.330 médicos residentes em programas de 75 instituições federais.

Residência Médica A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. A regulação e supervisão dos programas se dá por meio da Comissão Nacional de Residência Médica, bem como o credenciamento e recredenciamento de instituições públicas ou privadas que ofertem essas residências.

Por: Ministério da Educação (MEC), com informações da Secretaria de Educação Superior

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/mec-participa-do-seminario-nacional-de-residencia-medica
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte