Energia

Minerais são estratégicos para a expansão do uso de energias limpas

Além do uso em baterias de carros elétricos, minerais servem para produzir de placas de energia solar, pás de energia eólica e outros equipamentos para a transição energética

25/09/2023 14:59
Minerais são estratégicos para a expansão do uso de energias limpas
Foto: Divulgação/MME


A agenda da transição energética e de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) é prioritária para o Governo Federal e para o Ministério de Minas e Energia (MME). Uma das iniciativas para a implantação dessas políticas públicas foi a apresentação e assinatura do Projeto de Lei Combustível do Futuro, que aconteceu na última quinta-feira (14/09), pelo presidente da República,  Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O documento reúne seis iniciativas que promovem a mobilidade sustentável de baixo carbono. A mineração e os minerais estratégicos são fundamentais para a confecção de baterias de carro, produção de bioenergia além de auxiliar na expansão da energia eólica e fotovoltaica. Minerais como o Lítio, Nióbio, Níquel, Grafita, Silício, Manganês e Terras Raras, abundantes em solo brasileiro, serão ainda mais explorados.

“A transição energética é uma prioridade para o Brasil. Hoje, podemos falar que ela é uma realidade. Afinal, temos uma das matrizes elétricas e energéticas entre as mais limpas do mundo e um solo igualmente rico, que irá contribuir com todo o planeta, mas principalmente com o desenvolvimento socioeconômico, justo e solidário, do nosso país, gerando emprego e renda para nossa sociedade”, ressaltou o ministro Alexandre Silveira.

Leia mais: Governo entrega Projeto de Lei do Combustível do Futuro
PL do COmbustível do Futuro institui Programa Nacional de Combustível Sustentável na Aviação

PL Combustível do Futuro

O documento foi construído com a participação de representantes do governo, indústria, associações representativas de vários segmentos ligados aos mercados de combustíveis e comunidade científica. O objetivo é trazer novas orientações para a descarbonização da matriz energética de transportes, a industrialização do país e a propulsão à eficiência energética dos veículos. Entre as propostas está, por exemplo, a integração entre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular).

Leia mais: Combustível do Futuro regulamenta atividade de captura e estocagem de carbono
PL Combustível do Futuro propõe alteração do limite máximo da mistura de etanol à gasolina de 27% para 30%

Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/minerais-estrategicos-sao-fundamentais-para-a-expansao-do-uso-de-energias-limpas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte