Ministério da Gestão lança a primeira unidade de Ciências Comportamentais para o governo federal
Evento de lançamento será em 19 de setembro. Nova área, denominada CINCO, vai apoiar a construção de políticas públicas com soluções inovadoras por meio das Ciências Comportamentais
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizará, no próximo dia 19 de setembro (terça-feira) o lançamento da CINCO, primeira unidade de ciências comportamentais para o governo federal brasileiro. A proposta da nova área é ajudar formuladores de políticas públicas no país a encontrar soluções inovadoras por meio das ciências comportamentais. Essa ciência, atrelada ao comportamento humano, vale-se da atuação de áreas diversas, como economia, design e psicologia cognitiva e social aplicada.
A CINCO pretende ser um apoio decisivo à construção de políticas de alto impacto para tornar os serviços públicos mais simples, acessíveis e ágeis. Para tanto, é fundamental contar com insights comportamentais que, ao fim de um processo, contribuem para melhorar a comunicação, remover etapas desnecessárias e incentivar comportamentos desejáveis dos usuários de políticas públicas.
Em síntese, o trabalho da unidade de ciências comportamentais será o de compreender o problema, os serviços e as soluções oferecidas pelo governo, do ponto de vista dos envolvidos: quem utiliza e quem presta o serviço na ponta. Além disso, os projetos da CINCO vão alimentar o desenho da política pública com evidências comportamentais.
O evento tem o apoio da embaixada da Dinamarca e é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências com governos e entidades internacionais. No mundo todo, unidades de insights comportamentais têm ajudado governos a projetar e implementar políticas públicas mais assertivas. Nesse sentido, organizações como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) têm feito uso desses conhecimentos em seus projetos.
O lançamento da CINCO tem previsão de participação da secretária-executiva da Gestão, Cristina Kiomi Mori, e contará com palestra magna de Pelle Hansen, idealizador da metodologia BASIC, adotada pela OCDE em projetos de Ciências Comportamentais. A moderação ficará a cargo da secretária-adjunta de Gestão e Inovação do MGI, Kathyana Dantas Machado Buonafina.
Serviço: Lançamento da Unidade de Ciências Comportamentais do MGI – CINCO
Data: 19 de setembro (terça-feira)
Local: Auditório Celso Furtado, subsolo do Bloco K da Esplanada dos Ministérios
Horário: das 9h30 às 12h30.
Apoio: Embaixada da Dinamarca
Transmissão: Canal oficial do MGI no Youtube
Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte