Ministério do Esporte divulga resultado final da seleção de projetos do Programa Esporte e Lazer da Cidade
As propostas enviadas foram analisadas e avaliadas por uma comissão técnica composta por profissionais com formação e experiência na gestão de políticas públicas de esporte e lazer
O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (Sneaelis), divulgou nesta quinta-feira (31/8) o resultado final do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). Após a publicação da Portaria nº 16 de 11 de maio de 2023, o MEsp trouxe a púbico o chamamento de projetos para implantação e desenvolvimento a partir de 2023.
Milhares de propostas, originárias de governos estaduais e municipais, foram recepcionadas, analisadas e avaliadas por uma comissão técnica composta por profissionais com formação e experiência na gestão de políticas públicas de esporte e de lazer, bem como no desenvolvimento de processos formativos de gestores e agentes sociais do próprio programa social ao longo dos anos.
Idealizado para democratizar o acesso ao lazer e ao esporte recreativo para todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, o Pelc se desenvolve a partir de três pilares: implantação de núcleos recreativos, formação de gestores e agentes sociais de esporte e lazer, e monitoramento e avaliação das ações.
Em cada núcleo do Pelc são ofertadas 400 vagas para acesso às oficinas com diversos conteúdos culturais do lazer (esportivo, físico, cultural, entre outros). Porém, o número de atendimento em comunidades e povos tradicionais e indígenas pode ser menor, levando-se em conta a realidade populacional local.
O projeto será desenvolvido no prazo de 12 meses, com dois meses de estruturação e 10 de desenvolvimento das oficinas, formação continuada, promoção de eventos, monitoramento e avaliação das ações.
O Pelc estimula ainda a gestão participativa entre atores locais direta e indiretamente envolvidos, e a implementação de metodologia participativa e democrática para o desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais de lazer e esporte recreativo.
Quer conhecer as propostas selecionadas? Confira aqui o link com o resultado final.
Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte