Esporte

Ministro do Esporte visita o Centro Olímpico e Paralímpico do Distrito Federal

Primeira agenda de André Fufuca marca grande celebração esportiva com atletas paralímpicos

15/09/2023 19:57
Ministro do Esporte visita o Centro Olímpico e Paralímpico do Distrito Federal

 

O ministro do Esporte, André Fufuca, realizou na tarde desta sexta-feira (15/9) uma visita ao Centro Olímpico e Paralímpico do Gama (COP Gama), em que foi organizada uma grande exibição com várias atividades esportivas voltadas às pessoas com deficiência no âmbito do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos, desenvolvido em 12 regiões administrativas pela Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.

"Fiz questão de cumprir a minha primeira agenda na capital do país, simbolizando o nosso compromisso com toda a nação. E aqui no Gama, um lugar que dá certo, você vê a estrutura física e profissional que há aqui, fazendo a coisa acontecer e dando atenção a todos, dos atletas olímpicos aos paralímpicos. Temos que ter essa sensibilidade para levar adiante no Brasil", ressaltou o ministro.

Além de atletas do COP Gama, usuários dos COPs de Santa Maria, Estrutural, Brazlândia e Recanto das Emas preencheram cada dependência do centro de treinamento composto de duas quadras poliesportivas, três pavimentos com salões de aula, pista de atletismo, piscina, campo sintético, quadra de areia e quadra externa, numa grande celebração esportiva.

O ministro foi recepcionado pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, que explicou de que forma a política dos Centros Olímpicos e Paralímpicos atua sob o princípio do esporte para todos, com oferta gratuita de atividades sócio-recreativas, várias modalidades esportivas e de lazer para todas as idades, sob princípios de cooperação, solidariedade, pensamento crítico e autoestima, além disponibilizar o atendimento de equipes multidisciplinares.

"Hoje à tarde nós recebemos um presente, com o ministro realizando sua primeira agenda na nossa cidade, em uma visita técnica para escolher bons projetos e pensar políticas públicas de esporte. É uma honra muito grande pra nós", destacou a vice-governadora. "Aqui é celeiro de atletas. Não tem uma vez que a gente manda esse pessoal pelo Compete que não volte com pelo menos uma medalha."

Para as pessoas com deficiência, os COPs oferecem as modalidades esportivas de bocha, natação, atletismo e atividades de estimulação básica. O secretário nacional do Paradesporto do MEsp, Fábio Araújo, e a diretora de Projetos Paradesportivos de Lazer e Inclusão Social, Nayara Falcão, também estiveram presentes pela pasta.

A gestão pedagógica do COP Gama e de outros sete centros é realizada pelo Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (Ibres) que, juntos, atendem 60 mil inscritos.

Também estiveram presentes o deputado federal e secretário de Esporte e Lazer do GDF, Júlio César, além de gestores, coordenadores pedagógicos e professores especializados no atendimento às pessoas com deficiência do programa.

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/ministro-do-esporte-visita-o-centro-olimpico-e-paralimpico-do-distrito-federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte