Relações exteriores

Ministros brasileiros integram comitiva do governo em Nova York

Delegação brasileira nos EUA cumpre agendas à margem da Assembleia-Geral da ONU, que ocorre nesta terça-feira (19)

19/09/2023 08:52
Ministros brasileiros integram comitiva do governo em Nova York
Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Uma comitiva do Governo Federal está em Nova York para acompanhar as agendas da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que terá início nesta terça-feira (19/09). Um dos protagonistas nas discussões climáticas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abre o evento e contará com mais sete ministros brasileiros representando o País em outros painéis e iniciativas que permeiam a agenda internacional.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fará encontros bilaterais com outros chanceleres e deve participar de reuniões de alto nível, como G4, L.69, Brics, Mercosul e Grupo de Contato de Chanceleres da América do Sul, além de debate aberto do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, participará de eventos oficiais na Organização das Nações Unidas, encontros com investidores, acadêmicos e sociedade civil, e de reuniões bilaterais e temáticas com ministros e autoridades de outros países. Entre eles: a Cúpula para Ambição Climática, seminário na bolsa de valores, reuniões ministeriais preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), reunião de ministros de meio ambiente do Basic e do subcomitê de meio ambiente e mudança do clima da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) e palestra na Universidade Columbia.

Além de integrar os debates da Climate Week, um dos principais eventos do calendário global de ações climáticas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participará do agenda entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na quarta-feira (20/09), e terá encontros com especialistas e representantes de outros governos.

Leia mais: Haddad apresenta Plano de Transformação Ecológica em Nova Iorque

Luiz Marinho, ministro do Trabalho, também estará presente no evento com o presidente Biden e fará reuniões com representantes de entidades multilaterais e participará do Diálogo Tripartite sobre Prioridades para Ação Nacional e Cooperação Internacional, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai participar da Assembleia Geral para discutir assuntos considerados prioritários pelo governo brasileiro, como a cobertura universal de saúde, preparação e respostas a futuras pandemias, e a necessidade de ações coordenadas para o fim da tuberculose. Ela também terá reuniões bilaterais em Nova York e em Washington, onde participa de reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, participa de eventos promovidos pelo Pacto Global da ONU, voltados principalmente para o tema da igualdade salarial entre mulheres e homens. Ela também cumprirá agenda com a primeira-dama Janja Lula da Silva, como o “Encontro de Mulheres Elas Lideram”, e fará uma visita ao Consulado-Geral do Brasil, onde são recebidas mulheres brasileiras em situação de violência.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, representará o Brasil no Diálogo de Líderes da Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, manterá encontros com a sociedade civil brasileira para discutir os temas dos ODS e a participação social, e realizará reuniões de trabalho com altas autoridades da ONU, a exemplo do USG for Policy, Guy Ryder.

Também compõe a delegação o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Outros cinco ministros e representantes de ministérios, que não fazem parte da delegação oficial, também estão nos Estados Unidos cumprindo agendas oficiais. São eles: a ministra da Cultura, Margareth Menezes; a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; o ministro das Cidades, Jader Filho; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e a secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento, Renata Amaral.

Saiba mais:

Presidente Lula participa da Assembleia Geral das Nações Unidas pela oitava vez

Alexandre Silveira lança Plano Nacional de Transição Energética justa e inclusiva na ONU

Políticas nacionais de universalização da energia e gás serão referência para o mundo, diz Alexandre Silveira em reunião na ONU

Presidente Lula se reúne com presidente da Suíça em Nova York

 

Por: Agência Gov, com informações do Planalto


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte