No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, MDHC lança campanha sobre o Novo Viver sem Limite
Por meio de vídeos e cards nas redes sociais, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania inicia mobilização para lançamento oficial do plano, que deve ocorrer no mês de outubro deste ano
Na data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) inicia, nesta quinta-feira (21), uma campanha digital nas redes sociais com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira para o lançamento do Novo Viver Sem Limite.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência está previsto para ser entregue pelo governo federal nas próximas semanas, em outubro. Para antecipar a sensibilização e divulgação sobre o programa nas redes sociais, a campanha promovida pelo MDHC buscará transmitir as mensagens de inclusão, acessibilidade e empoderamento para todas as pessoas com deficiência.
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, explica as melhorias e inovações do Novo Viver sem Limite em relação à primeira versão do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciada em 2011.
“Temos o desafio de promover direitos humanos para a população com deficiência em todo o país. Por isso, vamos lançar o Novo Viver sem Limite, para que possamos consolidar como política de Estado muitas ações que têm esse efeito de trazer para o cotidiano das pessoas com deficiência maior qualidade de vida e promover a inclusão como uma forma de equidade social”, pontuou a titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD).
O coordenador-geral de Relações Institucionais da SNDPD, Antônio José Ferreira, responsável pela coordenação do novo programa, antecipa como as ações irão atender a população com deficiência do país. “O novo Viver sem Limite vem aí com políticas públicas estruturadas pelo governo federal para impactar positivamente a vida das pessoas com deficiência. Serão bilhões de investimentos que com certeza irão mudar muito a condição de cada uma das pessoas com deficiência que estão nos diversos territórios do nosso país”, explica.
Assista ao vídeo de lançamento da campanha:
Saiba mais sobre o Plano
O novo plano está estruturado em quatro eixos: Gestão Inclusiva e Participativa; Enfretamento à violência e ao capacitismo; Acessibilidade e Tecnologia Assistiva; e Promoção dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.
O objetivo geral do plano é promover, por intermédio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência e de suas famílias por meio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania e concretizar seus direitos fundamentais.
O Novo Viver Sem Limite é coordenado pelo MDHC e conta com a colaboração de quase todos os ministérios do governo federal. Os integrantes da Pasta realizaram consultas públicas para ouvir a população que receberam cerca de 2.500 contribuições. Além disso, percorreram diversos estados brasileiros com o intuito de receber contribuições da sociedade civil, dos movimentos sociais e de especialistas, em oficinas com temáticas específicas, durante os encontros dos Diálogos Transversais.
Contexto
Lançada em 17 de novembro de 2011, a primeira versão do Viver sem Limite impactou significativamente na melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros e brasileiras com deficiência. Por determinação presidencial, o MDHC vem trabalhando desde maio deste ano, junto a quase 30 ministérios e órgãos públicos, na elaboração das novas ações.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte