Para início das atividades, médicos devem confirmar município de atuação até sexta (22)
Edital do Mais Médicos com coparticipação de estados e municípios preencheu vagas ofertadas para assegurar atendimento nos vazios assistenciais do Brasil
Médicos selecionados no 31º ciclo do Programa Mais Médicos devem se apresentar nos municípios de atuação para início das atividades até esta sexta-feira (22), após confirmar no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) a escolha do local já previamente selecionado. O edital com coparticipação de estados e municípios preencheu vagas ofertadas para assegurar atendimento médico nos vazios assistenciais do Brasil. Participam desta etapa de validação e homologação os médicos brasileiros com CRM ou com diploma revalidado no Brasil e intercambistas que já participaram anteriormente do programa e, portanto, já fizeram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv).
A modalidade de coparticipação é inédita e faz parte da retomada do Mais Médicos, anunciada pelo Governo Federal em março deste ano. Neste modelo, o Ministério da Saúde desconta do repasse do piso de Atenção Primária o valor de custeio mensal da bolsa-formação dos médicos. Os gestores locais seguem com a responsabilidade de pagamento do auxílio moradia, alimentação e as demais despesas do programa ficam a cargo do Ministério da Saúde. Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e a permanência nessas localidades.
Neste mês de setembro, seis meses após a retomada, o programa bateu recorde histórico de profissionais ao atingir a marca de 18,5 mil médicos em atuação na atenção primária à saúde em todo Brasil. Do total, cerca de 13 mil correspondem a novas vagas abertas em 2023 pela gestão da ministra Nísia Trindade. Após o desmonte da política nos últimos anos, o crescimento do Mais Médicos reflete a importância do programa para garantir o acesso à saúde dos brasileiros, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade. São mais de 4 mil municípios atendidos, com maior concentração de médicos nas periferias, interior do país e regiões pobres.
Passo a passo
Nesta etapa, o candidato selecionado deverá acessar o SGP para:
- confirmar o interesse na vaga;
- informar dados pessoais, como PIS;
- imprimir duas vias do Termo de Adesão e Compromisso – disponibilizado no sistema – para assinatura e apresentação ao gestor local na etapa subsequente. O candidato que não confirmar o interesse na vaga será automaticamente excluído da seleção.
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte