Educação

Programa de Cátedra na Alemanha tem prazo prorrogado

Interessados têm até 12 de setembro para efetivar sua participação no edital. As atividades para catedrático em Farmácia e Farmacologia ocorrem na Universidade de Tübingen, a partir de 2024

01/09/2023 10:05
Programa de Cátedra na Alemanha tem prazo prorrogado
Foto: Divulgação

 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) estendeu o período de inscrições para o Programa de Cátedra na Universidade de Tübingen , na Alemanha. Agora, o prazo vai até dia 12 de setembro, às 17 horas, horário de Brasília. A parceria da CAPES com a Eberhard Karls Universität Tübingen oferece bolsa para catedrático na área de Farmácia e Farmacologia.

Outros prazos também foram prorrogados. A data limite para solicitação de cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira, que não esteja vinculada ao Sistema de Inscrições da CAPES, vai até a próxima terça-feira, 5 de setembro. Já quem tem dúvidas sobre o edital, tem até 8/9 para pedir esclarecimentos.

A CAPES financiará uma bolsa pelo Edital nº 18/2023 , com repasse de até R$285 mil para o período máximo de 12 meses. As atividades iniciam-se entre março e maio de 2024. Os itens financiáveis incluem mensalidade de bolsa, auxílios para deslocamento, instalação e seguro de saúde, além de adicional de localidade. O processo seletivo ocorrerá em quatro etapas: análises técnica e de mérito, priorização e decisão final, que será divulgada no Diário Oficial da União (DOU) e no site da CAPES.

O Programa destina-se, entre outros pontos, a aumentar o conhecimento da universidade alemã sobre as contribuições de notáveis pesquisadores e educadores do Brasil, além de contribuir para a mobilidade de pessoal com alta formação. Os candidatos à vaga devem ter título de doutor e experiência profissional na área há, pelo menos, 15 anos. A lista completa dos pré-requisitos pode ser verificada no edital.

Sobre o Programa
O Programa Cátedra Tübingen incentiva o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica, assim como aumenta a cooperação entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa do País e alemães. Além disso, impulsiona o conhecimento naquela instituição sobre as contribuições de pesquisadores e educadores do Brasil, dando maior visibilidade internacional à produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural dos catedráticos brasileiros.

Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/programa-de-catedra-na-alemanha-tem-prazo-prorrogado
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte