Revitalização de trechos da Transamazônica aumenta segurança no tráfego
Investimento de aproximadamente R$ 6 milhões incluiu melhorias na pavimentação e na sinalização da BR-230/PA, importante corredor logístico do estado
Com investimento de aproximadamente R$ 6 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, foram liberados 17 quilômetros de trechos descontínuos da BR-230/PA, a Transmazônica, entre os municípios de Novo Repartimento e Anapu, no Pará. As ações executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),
visam ampliar a vida útil da rodovia, eliminando fissuras e a perda de camada asfáltica, protegendo as pistas de infiltrações e surgimento de buracos.
A manutenção constante da rodovia é parte da estratégia da gestão para levar mais segurança aos usuários e evitar a deterioração do trecho, marcado por intenso fluxo de transporte de mercadorias e pessoas. Foram executados serviços entre os quilômetros 301,1 e 483,54 e do quilômetro 487,87 ao 491,36:
• Microrrevestimento asfáltico
• Implantação de nova sinalização, tanto horizontal quanto vertical.
Com isso, os usuários terão condições para um tráfego mais seguro. Além disso, a obra vai melhorar a capacidade e a velocidade do escoamento da produção agrícola da região, que tem entre seus principais produtos arroz, cacau, feijão e milho, além da agropecuária e extrativismo de borracha, castanha-do-Pará e de minerais.
Impulso
Um dos principais corredores logísticos da Região Norte, a BR –230/PA passa por importantes cidades paraenses, como Altamira e Marabá. Ainda no estado, a rodovia corta mais de 15 municípios em seus 1,5 mil quilômetros de extensão. Diariamente, passam pelo segmento um intenso fluxo de veículos de carga para o escoamento da produção agrícola, especialmente de arroz, cacau, feijão e milho. A agropecuária e a extração de borracha, de castanha-do-pará e de minerais são destaques na economia do estado.
A revitalização e manutenção dos trechos garantem um impulso para a economia da região e do Brasil, já que a Transamazônica é uma rodovia transversal localizada entre o Norte e o Nordeste do Brasil. Com o marco zero no município de Cabedelo, na Paraíba, a BR-230 corta os estados do Ceará, Piauí, Maranhão,Tocantins e Pará, terminando na cidade de Lábrea, no Amazonas.
Por: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
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