Cultura

Sistema MinC lança Programa Integridade em Cena

Iniciativa busca a manutenção de ambiente de trabalho íntegro e maior efetividade na implementação de políticas públicas

12/09/2023 10:51
Sistema MinC lança Programa Integridade em Cena
Foto: Filipe Araújo/Minc

 

Para assegurar o compromisso do Sistema MinC com a manutenção de um ambiente de integridade, primordial à implementação de políticas públicas com transparência e participação social, o Ministério da Cultura (MinC) promove, nesta terça-feira (12/09), o lançamento do Programa Integridade em Cena.

Ação inédita, o Programa implementa fóruns temáticos de colaboração entre as instâncias de integridade do Sistema MinC: auditorias internas, comissões de ética, corregedorias, ouvidorias e unidades setoriais de integridade, transparência e acesso à informação. O objetivo é incentivar a proposição de iniciativas transversais, evitar a sobreposição de esforços, racionalizar custos e melhorar o desempenho e a qualidade dos resultados de seus servidores, colaboradores e público em geral. O evento terá, também, a palestra “Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação”, com a Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances.

“Nós do MinC sempre trabalhamos a integração, a pluralidade, as ações conjuntas. E assegurar que isso se dê num ambiente saudável, íntegro e correto reverbera dentro e fora do Ministério, em todas as nossas práticas”, pontuou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“O MinC busca sempre promover mudanças organizacionais que impulsionem o bem-estar de todas as pessoas, sejam servidores ou contratados terceirizados. Um ambiente de trabalho íntegro, com relações interpessoais mais respeitosas são premissas da campanha Assédio e Discriminação: Rompa o Ciclo do Silêncio, primeira de muitas ações que faremos com o Programa Integridade em Cena”, salienta a ouvidora do MinC, Aline Tofeti. A campanha foi lançada no dia 1º de setembro, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e visa combater e orientar acerca da discriminação e dos assédios moral e sexual na esfera do poder público.

A chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Ana Vitoria Piaggio, detalha as etapas da ação. “O Programa é operacionalizado por meio do Plano de Integridade do Ministério da Cultura, que será divulgado em até 30 dias após o lançamento da iniciativa, e dos Planos de Integridade de cada uma das suas entidades vinculadas, disponíveis nos respectivos sites”.

Amanhã, pela manhã, será realizado o I Encontro das Instâncias de Integridade do Sistema MinC. "O intuito é compartilhar perspectivas e desafios, e alinhar as próximas ações de promoção da integridade. O monitoramento da execução do programa, a cargo das unidades de gestão da integridade de cada ente, é fundamental para o sucesso das iniciativas”, completa Ana Vitoria.

Também participam do lançamento o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho; a secretária de Integridade Pública, Izabela Correa; e a diretora de Responsabilização de Agentes Públicos da Corregedoria-Geral da União, Alessandra Lafetá.

Por: Ministério da Cultura (Minc)

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte