Relações exteriores

Presidente Lula visita Cuba por ocasião da Cúpula do G 77 + China

A Cúpula de Havana visa a reforçar a defesa dos interesses dos países em desenvolvimento no plano multilateral

15/09/2023 11:04
Presidente Lula visita Cuba por ocasião da Cúpula do G 77 + China
Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará visita a Cuba, nos dias 15 e 16 de setembro, para participar da Cúpula do Grupo dos 77 e China, que se realizará em Havana, sob o tema “os desafios atuais para o desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação”. Cuba exerce, no ano de 2023, a presidência daquele mecanismo.

A Cúpula de Havana visa a reforçar a defesa dos interesses dos países em desenvolvimento no plano multilateral. Importantes demandas desses países serão reafirmadas na Cúpula, incluindo questões econômicas e financeiras, a necessidade de cooperação e transferência de tecnologia e o imperativo da erradicação da fome e da pobreza.

Criado em 1964 durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o G77 e China atua pela reestruturação das relações econômicas internacionais com vistas a criar condições favoráveis ao desenvolvimento.

A coordenação entre os países do grupo tem sido instrumental em muitas negociações no âmbito das Nações Unidas, sobretudo em temas econômicos e de desenvolvimento sustentável.

À margem da Cúpula, o Presidente Lula manterá encontro de trabalho com o Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, para tratar de temas de interesse da agenda bilateral e regional. A visita constituirá oportunidade para aprofundar o diálogo entre os dois países e explorar potenciais parcerias, com ênfase nas áreas de segurança alimentar, energias renováveis e biofarmacêutica.

 

Por: Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Link: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/visita-do-presidente-luiz-inacio-lula-da-silva-a-cuba-por-ocasiao-da-cupula-do-g-77-china-2013-havana-15-e-16-de-setembro-de-2023
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte