Banco Central faz live para alertar população sobre superendividamento
Na próxima segunda-feira (25/09), o Banco Central do Brasil (BC) fará uma transmissão ao vivo para falar de superendividamento. O objetivo é explicar à população de que se trata o problema e dar instruções para que os cidadãos não entrem nessa situação.
O evento on-line será conduzido pelo chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC, Luis Gustavo Mansur, abordando também dicas de como evitar o superendividamento e reconhecer seus sinais.
De acordo com a legislação, os superendividados são aqueles que estão "impossibilitados de pagar suas dívidas de consumo exigíveis e vincendas sem comprometer o seu mínimo existencial". Ou seja, pessoas que contraíram dívidas além de sua capacidade de pagamento devido a empréstimos, uso de cartões de crédito e financiamentos, de modo a não conseguir quitar os débitos e nem arcar com outras despesas consideradas básicas, como as destinadas a moradia e alimentação, por exemplo.
A Lei do Superendividamento (Lei Nº 14.181) foi sancionada em 2021, com a finalidade de amparar o consumidor e garantir uma relação equânime e transparente entre devedores e credores.
A transmissão será às 14h, no canal do BC no YouTube.
Por: Agência Gov, com informações do Banco Central do Brasil (BC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte