Voz do Brasil recebe a ministra dos Povos Indígenas nesta segunda (02/10)
Ação para retirada de não indígenas que ocupam de forma irregular áreas no Pará é tema da entrevista AO VIVO com a ministra Sônia Guajajara
O Governo Federal iniciou, nesta semana, mais uma ação de desintrusão de terras indígenas no Norte do país. E para falar dessa operação, A Voz Do Brasil desta segunda-feira (02/10) vai receber a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que vai abordar a importância de devolver aos povos originários a posse e o direito de uso exclusivo de seus territórios, conforme determina o artigo 231 da Constituição Federal.
A operação consiste na retirada de cerca de 1.600 famílias que ocupam irregularmente parte das terras Apyterewa (homologada em 2007) e Trincheira Bacajá (homologada em 1996), localizadas entre os municípios de São Félix do Xingu, Altamira, Anapú e Senador José Porfírio, no Pará. Nas terras homologadas vivem cerca de 2.500 indígenas das etnias Parakanã, Mebengôkre Kayapó e Xikrim, distribuídos em 51 aldeias. Há também registros de indígenas isolados e de recente contato no território.
A presença de estranhos no território indígena ameaça a integridade dos indígenas e causa outros danos como a destruição das florestas. A TI Apyterewa está no topo da lista de desmatamento.
O programa A Voz do Brasil vai ao ar a partir das 19h nas emissoras de rádio de todo o país. Assista também pelo Canal Gov e pelo YouTube.
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte