Trabalho e emprego

A Voz do Brasil: Luiz Marinho fala sobre trabalho infantil na entrevista desta sexta-feira (20/10)

Ministro do Trabalho e Emprego detalha as ações do Governo Federal para combater a mão de obra ilegal A partir das 19h; acompanhe no Canal Gov

20/10/2023 16:05
A Voz do Brasil: Luiz Marinho fala sobre trabalho infantil na entrevista desta sexta-feira (20/10)
Foto: Divulgação/EBC

 

De janeiro a setembro deste ano já foram realizadas 1.110 ações fiscais com constatação de trabalho infantil, que resgataram 1.871 menores. Esse número já é 14% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, vai detalhar as ações do Governo Federal para combater este tipo de exploração.

O Brasil possui, atualmente, 1,8 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Dessas, 706 mil realizam atividades consideradas como piores formas de trabalho para menores de 16 anos. De acordo com Luiz Marinho, esse tipo de exploração infantil acarreta prejuízos ao desenvolvimento físico psíquico, moral e social da criança, bem como a frequência escolar.

Além disso, dependendo do tipo de trabalho a que estes jovens são submetidos, o trauma pode ser brutal, já que pode envolver trabalho análogo à escravidão, além de expor os menores à violência, ao assédio sexual, a esforços físicos intensos, a intoxicações e a acidentes de trabalho. Para saber mais sobre o assunto, não perca a edição do programa A Voz do Brasil desta noite, a partir das 19h, com transmissão pelas emissoras de rádio de todo o País e pelo Canal Gov.

Por: Agência Gov
Texto: Thays de Araújo


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte