AEB participa da 13ª reunião do GT Argentino-Brasileiro sobre os Usos Pacíficos do Espaço Exterior
Na pauta, foram discutidas cooperações entre os dois países, como a missão de satélites SABIA-Mar
Nos dias 11 e 12 de outubro, foi realizada a 13ª reunião do Grupo de Trabalho Conjunto Argentino-Brasileiro sobre os Uso Pacífico do Espaço Exterior, na sede da Agência Espacial Argentina - Comisión Nacional de Actividades Espaciales ( CONAE ), em Buenos Aires.
A reunião foi liderada pelos Ministérios das Relações Exteriores de ambos os países, além da participação da CONAE, da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) .
Na oportunidade, as partes analisaram questões de cooperação entre os dois países em assuntos espaciais, incluindo a missão conjunta de satélites SABIA-Mar , e as possibilidades de acrescentar outras áreas de interesse comum, como capacitação e treinamento especializado e oportunidades de desenvolvimento tecnológico em conjunto.
“Nesta ocasião, pôde-se discutir o status e a visão de futuro dos programas espaciais da Argentina e do Brasil e reiterar a importância da cooperação espacial entre nossas nações. Além do mais, tivemos a oportunidade de discutir as tratativas técnicas para avançar no projeto conjunto SABIA-Mar”, afirma o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais ( SINDAE ), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ( MCTI ), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Por: Agência Espacial Brasileira (AEB)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte