Avião da Presidência desembarca kits humanitários no Egito
Purificadores e kits de medicamentos chegaram no aeroporto de Al-Arish. Material será destinado a Gaza
Atualizada às 11h54
A aeronave VC-2 (Embraer 190), cedida pela Presidência da República para a Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, pousou às 16h04 (horário local) desta quarta-feira (18/10), no Aeroporto Internacional de Al-Arish, no Egito, local reservado às operações aéreas que prestam apoio humanitário.
No local, foram desembarcados 40 purificadores de água portáteis e dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo Governo Federal para atender as populações em situação de emergência em saúde pública na Faixa de Gaza.
Após o desembarque do material, a aeronave decolou, às 17h07 (horário local), para o Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito, onde pousou às17h47 (horário local). Agora, a tripulação aguarda a abertura da fronteira e a chegada dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza para embarcar de volta ao Brasil.
>> Leia mais: Avião da Presidência decola de Roma com kits humanitários rumo ao Egito
Os purificadores de água têm capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia. Com tecnologia e fabricação brasileiras, o purificador é portátil e capaz de remover 100% de vírus e bactérias da água.
Já os kits de assistência humanitária, segundo informações do Ministério da Saúde, contém medicamentos e insumos como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, são 48 itens em cada kit, somando 267 quilos de materiais. Eles são preparados para atender a populações em situação de emergência em saúde pública.
Por: Agência Gov, com informações do Planalto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte