CAPES recebe inscrições para o Leitorado até 17 de novembro
Fundação e Ministério das Relações Exteriores selecionarão leitores para difundir a cultura brasileira em universidades do exterior
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) abriram nesta sexta-feira, 20 de outubro, mais uma seleção do Programa Leitorado Guimarães Rosa . Pelo Edital nº 27/2023 , leitores brasileiros serão enviados a 23 universidades estrangeiras para difundir a língua e a cultura nacionais. As inscrições vão até 17 de novembro, às 17h.
As candidaturas devem ser apresentadas pelo Sistema de Inscrições da CAPES ( Sicapes ). Para participar, é necessário ser licenciado e mestre nas áreas de Linguística ou Letras. As bolsas têm duração inicial de dois anos, prorrogáveis por mais dois. O MRE arca com os benefícios de concessão, enquanto as instituições estrangeiras de destino oferecem contrapartidas específicas que podem ser verificadas no anexo I do edital .
Os leitores serão enviados para 20 países. As instituições estão situadas na África do Sul, Bahamas, Bolívia, Chile, China (duas), Espanha, Estados Unidos (duas), Finlândia, França (duas), Grécia, Índia, Israel, Itália, México, Paquistão, Peru, Reino Unido, República Tcheca, Rússia e Togo.
O resultado preliminar está previsto para 31 de março de 2024 e o final, 30 de abril. As atividades começam a partir de agosto.
Sobre o Programa
Parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Programa Leitorado Guimarães Rosa seleciona professores brasileiros para divulgar a cultura brasileira em universidades estrangeiras, com a função de Leitor. Nele os participantes promovem a língua portuguesa em sua vertente brasileira, a literatura e os estudos do Brasil.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte