Cemaden realiza webinário sobre monitoramento e alertas de desastres
Evento nesta quarta-feira (01) abordará conceitos e informações geradas sobre riscos de desastres geo-hidro-meteorológicos
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promove nesta quarta-feira (01) um webinário com foco no risco de desastres geo-hidro-meteorológicos, ou seja, evento deflagrados por extremos de chuvas. A transmissão será ao vivo no canal @reuniaodeimpactos, das 14h às 16h.
A proposta do evento é detalhar produtos gerados pelo Cemaden na área de monitoramento e de alertas, diferenciando-os das previsões meteorológicas e de outras informações que podem eventualmente circular, gerando desinformação.
O conhecimento sobre as informações geradas e disseminadas pelo Cemaden são relevantes para defesas civis, tomadores de decisão, profissionais de imprensa e mídias, comunidade acadêmica e científica, entre outros interessados na área de riscos e de desastres.
“A informação de meteorologia é um dos insumos para a avaliação e difusão dos alertas de desastres. Nem toda chuva é risco de desastre. Há diferença entre mapa de risco e alerta de desastre”, explica a diretora do Cemaden, Regina Alvalá.
Como exemplos de informações geradas e disseminadas pelo Cemaden estão os alertas dirigidos às Defesas Civis Nacional e Estaduais sobre riscos de deslizamento e enxurradas, e também as previsões de riscos geo-hidrológicos publicados diariamente no site da instituição com antecipação de 24 horas.
A programação envolve vários profissionais da equipe do Cemaden, como pesquisadores e especialistas. Serão abordados os conceitos associados ao monitoramento ininterrupto (24horas/7dias), extremos de chuvas, riscos geodinâmicos e hidrológicos, entre outros.
“Temos também o papel social de contribuir para o entendimento das informações”, complementa Alvalá.
Confira a programação
1) Abertura
2) Monitoramento e Alertas – definições, avisos, alertas, previsões, cenários
3) Extremos de chuvas – dados meteorológicos
4) Monitoramento, alerta e previsão de risco geodinâmico
5) Monitoramento, alerta e previsão de risco hidrológico
6) Registro de ocorrências de desastres
7) Perguntas
Os participantes terão oportunidade de fazer questões e elucidar dúvidas. O webinário será transmitido pelo canal digital neste link. As palestras ficarão gravadas e poderão ser consultadas a qualquer momento. O segundo webinário, previsto para novembro, vai abordar o monitoramento de secas. Ainda não há data definida.
Serviço
Evento: 1 o Webinário – Produtos e Serviços Relativos a Riscos de Desastres: Geo-hidro-meteorológicos
Data: Quarta-feira (01/11)
Horário: 14h –16h
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=2lgBNJxT6Gg
Por: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte