CGU participa de Jornada de Formação no Enfrentamento aos Assédios promovida pelos Correios
Evento marca adesão dos Correios ao Guia Lilás. Ouvidora-geral da União, Ariana Frances, falou sobre a importância do Guia para a prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal
A Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances, representou a Controladoria-Geral da União (CGU) na cerimônia da Jornada de Formação no Enfrentamento aos Assédios realizada pelos Correios, na última quarta-feira (18), em Brasília (DF). O evento marcou a adesão dos Correios ao Guia Lilás e firmou o compromisso da liderança atual da empresa em combater ativamente o assédio e a discriminação, reforçando o ambiente de respeito e igualdade dentro da organização.
Na oportunidade, Ariana Frances, fez uma palestra para inspirar os empregados dos Correios a se aprofundarem na temática e se apropriarem do Guia Lilás. Essa iniciativa está alinhada com o compromisso da Ouvidoria-Geral da União (OGU) de orientar o Sistema Federal de Ouvidorias (SisOuv), ao qual os Correios pertencem. O objetivo é incentivar a realização de rodas de conversa, disseminar as temáticas relacionadas ao combate ao assédio e à discriminação, além de explorar outras estratégias para o uso do Guia Lilás.
Parceria
As conversas entre a CGU e os Correios começaram no primeiro semestre de 2023. Esse foi o início de uma parceria que tem se estabelecido tanto em âmbito técnico como também com as altas lideranças comprometidas com essa agenda. A OGU realizou reuniões técnicas em conjunto com o grupo de trabalho dos Correios, liderado pela Assessora Especial para o tema diversidade, a socióloga Vilma Reis. Esse esforço conjunto visou o desenvolvimento da temática no âmbito da empresa.
Guia Lilás
O documento traz orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal. O guia traz ainda um protocolo específico, destinado às vítimas, que esclarece como proceder em casos de assédio moral, sexual ou discriminação, bem como orienta sobre o tratamento das denúncias por parte dos agentes públicos. Saiba mais
Por: Controladoria-Geral da União (CGU)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte