Cidades e Meio Ambiente convidam municípios para debater adaptação climática
Além dos Ministérios, o WRI Brasil faz parte da iniciativa; Trabalhos abordarão, entre outros temas, desenvolvimento urbano e ordenamento territorial
O Ministério das Cidades, em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o WRI Brasil, promoverá, na próxima terça-feira (31/10), um debate virtual com municípios. O encontro será realizado de forma remota e está agendado para 15h.
O evento discutirá como a política de desenvolvimento urbano e o ordenamento do território podem contribuir para a adaptação das cidades às mudanças climáticas. O debate fornecerá ainda insumos para a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e do Plano Clima.
Segundo Yuri Della Giustina, diretor de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital, que atuará como moderador do evento pelo Ministério das Cidades, "o encontro é uma oportunidade para trazer o tema de desenvolvimento e planejamento urbano para o debate climático."
O evento faz parte da 6ª edição do Circuito Urbano, ciclo de debates bienais do Programa ONU-Habitat Brasil, cujo tema de 2023é "Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global."
Em um cenário de crescente necessidade de integração das políticas urbanas e ambientais, o objetivo do Governo Federal é fortalecer a articulação com os governos locais. Além disso, busca-se aprender com as experiências de municípios que integram duas frentes: instrumentos de planejamento e desenvolvimento urbano e estratégias de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas.
A abertura contará com a participação do secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé; da coordenadora-Geral da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Inamara Mélo; do diretor da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Maurício Guerra, e do Gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, Henrique Evers.
Haverá também a participação dos municípios de Barcarena (PA), Curitiba (PR), Recife (PE) e Santos (SP), no painel "Política Urbana e Estratégias Municipais de Adaptação." As cidades terão oportunidade de contar suas experiências locais, abordando tanto os sucessos quanto os desafios de combinar o planejamento urbano com a adaptação às mudanças climáticas.
O painel oferecerá perspectivas de diferentes regiões do país e será seguido por uma roda de debate sobre "Caminhos possíveis para integrar o planejamento urbano, ambiental e climático." A moderação será realizada pelo diretor de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital, Yuri Giustina, do Ministério das Cidades.
A transmissão será online por meio do canal do Circuito Urbano. Para obter informações completas sobre o Circuito e o link para o canal do YouTube, acesse o site Circuito Urbano.
Leia também: El Niño manterá chuvas acima da média no Sul e abaixo da média no Norte até janeiro
Serviço
Evento Circuito Urbano 2023
Organizador: Ministério das Cidades
Co-organizadores: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e WRI Brasil
Data: 31/10/2023
Horário: 15h às 17h30
Formato: Virtual com transmissão ao vivo (transmitido no canal do YouTube do Circuito Urbano)
Por: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte