Ciência e tecnologia chegam aos municípios por meio de soluções tecnológicas
Há ainda o programa Mais Ciência na Escola, a ser lançado ainda em 2023, que vai implementar laboratórios em escolas de tempo integral
A prefeita mais jovem do Brasil, Talita Fonseca, de 26 anos, conhecida como Talita de Doda (MDB), fez uma visita de cortesia à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, nesta quarta-feira (4). Na conversa, a prefeita de Camutanga, na Zona da Mata de Pernambuco, apontou as principais demandas na administração do município.
“É uma responsabilidade muito grande, mas a gente está aqui com a garra da mulher e da juventude para mostrar a que veio e o que quer fazer na cidade”, afirmou a prefeita, que foi eleita em 2020 aos 23 anos. No encontro, Talita Fonseca destacou algumas das necessidades do município nas áreas de educação, saúde e assistência social.
A ministra Luciana Santos parabenizou a prefeita pela conquista e ressaltou o duplo desafio de ser mulher e jovem na gestão de um município. Luciana Santos apontou que o MCTI atua nos municípios por meio de programas na área de ciências em escolas e também por meio de arranjos produtivos locais. “A gente consegue atender os municípios por meio de parcerias com institutos federais de ensino, que levam infraestrutura de laboratórios e também ajudam a desenvolver soluções tecnológicas”, explicou.
Como exemplo de iniciativas, a ministra citou o programa Ciência na Escola, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que busca aprimorar o ensino e a pesquisa em ciências nas escolas de educação básica. Outra ação é o programa Mais Ciência na Escola, a ser lançado ainda em 2023, que vai implementar laboratórios em escolas de tempo integral.
“Foi um momento muito especial poder falar com a ministra sobre a situação de Camutanga e conseguir o apoio e ajuda em projetos para o nosso município”, ressaltou a prefeita Talita Fonseca.
Por: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte