Social e Políticas Públicas

MDHC promove encontro para levar apoio do governo a educadores

A quarta edição do evento híbrido e itinerante Sinase Pra Valer aconteceu na região Nordeste e reuniu representantes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo

02/10/2023 08:56
MDHC promove encontro para levar apoio do governo a educadores
Foto: Divulgação/MDHC


O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) está coordenando o projeto ‘Sinase Pra Valer’ e promoveu a quarta edição regional de um  encontro na Paraíba (PB) com representantes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) da região Nordeste do País. 

A iniciativa do MDHC intensificar a integração entre os programas de atendimento socioeducativo implementados pelo Governo Federal e contribuir para a retomada do levantamento de dados e informações sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Durante sua intervenção, o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudio Vieira, chamou atenção dos participantes para o trabalho dos profissionais socioeducadores.

“O nosso caminho, o caminho de quem atua no Sinase é o caminho da educação. O Sinase é um Sistema de quem sobreviveu à barbárie historicamente praticada aos jovens desse país. E eu queria chamar atenção para o socioeducador - e quando digo socioeducador, falo desde de quem abre a porta até quem ordena despesas, todos são socio educadores. Vocês não são carcereiros porque nossos jovens não precisam de carcereiros, os profissionais socieducadores são fundamentais. O Sinase sozinho não faz nada”, afirmou o secretário Cláudio Vieira.

Por se tratar de uma política que envolve saúde, educação e condição socioeconômica, os encontros são feitos em parceria com os ministérios da Saúde (MS), da Educação (MEC) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Cláudio Vieira mencionou que os profissionais da socioeducação precisam sempre estar atualizados e, para isso, precisam de apoio.

“A nossa ação é educativa e não de enfrentamento, uma característica fundamental do socioeducador é o papel de orientador. Portanto, conhecer o trabalho que está envolvido é importante. Então nós estamos resgatando as capacitações, os novos cursos em todas as qualificações: extensões, mestrados e doutorados. Em breve nós vamos anunciar isso”, antecipou.

O encontro na Paraíba aconteceu durante três dias, e o “Sinase Pra Valer” já contemplou as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Já em outubro, será a vez de Roraima. Os eventos ocorrem de forma híbrida.

Por: Agência Gov

 

 

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/com-foco-no-profissional-socioeducador-mdhc-encerra-dialogos-do-sinase-pra-valer-na-regiao-nordeste
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte