Educação

Começa em Brasília a maior edição da história dos Jogos Escolares Brasileiros

Com recorde de participação, mais de 5 mil estudantes-atletas, de 26 estados e do Distrito Federal, participaram da cerimônia de abertura dos JEB's

28/10/2023 11:24
Começa em Brasília a maior edição da história dos Jogos Escolares Brasileiros
Foto: Divulgação/MEsp

 

O ministro do Esporte, André Fufuca, abriu nesta sexta-feira (27/10), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, a cerimônia dos Jogos Escolares Brasileiros 2023 (JEBs), a maior da história, com 6.714 inscritos entre estudantes-atletas, comissão técnica e dirigentes, vindos dos 26 Estados e do Distrito Federal. O campeonato será classificatório para os Jogos Sul-Americanos que acontecem em dezembro, no Chile. As disputas terão início neste sábado (28/10) e terminam no dia 8 de novembro.

André Fufuca destacou que o apoio à realização dos JEBs é uma das prioridades do Ministério do Esporte. “Não medimos esforços para apoiar a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e garantir que os JEBs acontecessem aqui em Brasília. O auxílio a esses atletas é fundamental para que eles possam competir em níveis internacionais. Se depender do Ministério do Esporte esses jovens irão competir não apenas nos JEBs, mas nos mundiais, nos pan-americanos, nas olimpíadas, pois tenho certeza que o primeiro passo nós estamos dando aqui", comentou o ministro.

Segundo Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), “os JEB’s são uns dos únicos eventos mundiais que conseguem manter uma igualdade de número de competidores entre os gêneros masculino e feminino, por uma política implementada pela CBDE, e segue sendo um dos nossos pilares. Outro ponto estratégico que valorizamos é a garantia da participação de todos os Estados do Brasil.”

Os JEBs contam com 18 modalidades esportivas e mais duas de demonstração: curling e esgrima. Atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez têm disputas valendo medalhas. O torneio desse ano será disputado em 19 subsedes por atletas entre 12 e 14 anos, matriculados em instituições de ensino públicas e privadas.

A última edição dos JEB’s foi realizada no Parque Olímpico da cidade do Rio de Janeiro, em outubro de 2022. Na ocasião, foram distribuídos mais de 2 mil medalhas e 195 troféus. O torneio contou com 469 árbitros e 353 voluntários. A próxima edição será realizada em Recife (PE), no ano que vem.

Por: Ministério do Esporte

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/comeca-em-brasilia-a-maior-edicao-da-historia-dos-jogos-escolares-brasileiros
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte