O EmbraturLAB divulgou, nesta sexta (27), o resultado da terceira e última fase do Conecta IGU – programa de inovação voltado ao setor do turismo de inovação aberta. As empresas Smart Tour Brasil (SC), Global Tecnologia (SP), XPR Produto Final (MG), Sprint Dados (DF) e Pix Force Tecnologia LTDA (RS) foram escolhidas para a próxima etapa do programa. A iniciativa, parceria da Embratur com o Parque Tecnológico Itaipu, está acelerando startups que propõem soluções inovadoras com o uso da tecnologia para os desafios do setor turístico no Brasil.
O processo de seleção foi dividido em três etapas. Na primeira, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) homologou e avaliou as propostas das empresas. Depois, na segunda fase, as startups selecionadas receberam orientação especializada, suporte e acompanhamento para desenvolver um pitch – onde fizeram uma apresentação breve e direta sobre suas propostas.
Para a terceira e última etapa, a prova de conceito, são cinco empresas selecionadas. “Agora que realizamos o pitch day, chegamos na terceira e última fase. Selecionamos cinco empresas para elaboração das provas. Essas startups, agora, terão incentivos como: acesso a infraestrutura, apoio e mentoria técnica de especialistas do PTI-BR e da Embratur; networking e conexões com parceiros das instituições envolvidas; acesso à incubadora do PTI-BR; acesso ao Smart CTI (sandbox), para testes e validações de tecnologias do setor em ambiente real”, pontuou.
Conecta IGU
Fruto de uma parceria da Embratur com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o programa quer simplificar e agilizar, por exemplo, o processo de emissão de vistos para facilitar a visitação de estrangeiros ao Brasil. Além disso, irá criar indicadores sobre o fluxo de turistas, permitindo a compreensão do comportamento dos visitantes e a identificação de oportunidades de crescimento para o segmento.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica que o Conecta IGU irá ajudar a entender quem são os turistas estrangeiros que visitam o Brasil. “A partir desta iniciativa, queremos entender quem são os nossos turistas, o que eles pensam, o que desejam encontrar nas nossas cidades e, principalmente, o que consideram em suas tomadas de decisão na escolha do destino de suas férias. Ou seja, é a inteligência de informação para gerar melhores investimentos no setor”, detalhou Freixo. Além disso, segundo o presidente, a Embratur pretende facilitar a emissão dos vistos para que mais turistas possam vir para o Brasil.
O lançamento do Conecta IGU aconteceu no início de junho deste ano, em Foz do Iguaçu (PR), como parte das ações do EmbraturLAB – laboratório de inovação do turismo da Embratur. Startups que tenham projetos capazes de oferecer solução exequível, viável econômica e tecnologicamente para, pelo menos, um dos eixos estabelecidos, podem participar do Conecta IGU.
No total, serão investidos R$ 350 mil nos seis meses da etapa de desenvolvimento da PoC (Proof of Concept), ou prova de conceito, o teste na prática de soluções apresentadas por cinco startups selecionadas, além de uma série de benefícios oferecidos conforme consta no edital.
Acompanhe o edital
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)