Transformar os cenários e personagens da literatura brasileira em atrativos turísticos. Esse é um dos objetivos do “Desafio Rotas Literárias” do EmbraturLAB, que abre as inscrições para projetos, a partir desta quarta-feira (25). A iniciativa inédita convoca as startups para desenvolverem soluções que ofereçam, aos turistas estrangeiros e brasileiros, a possibilidade de sair das páginas dos livros e imergir nas possibilidades que a tecnologia oferece.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa vai ampliar a atração de turistas, principalmente de língua portuguesa, por meio da literatura. “O Desafio Literário é uma oportunidade de impulsionar as práticas de turismo literário. Nossa literatura é muito rica, temos vários destinos por onde passam capítulos importantes das nossas obras. Claro que temos que ter um olhar mais atento aos potenciais impactos socioculturais e econômicos positivos desse segmento. A gente quer buscar soluções que integrem, de maneira inteligente, a rica literatura brasileira aos destinos turísticos e que isso seja um atrativo para o visitante estrangeiro”, pontuou.
As startups podem inscrever seus projetos até o dia 30 de novembro, no site do EmbraturLAB – iniciativa que promove a competitividade dos serviços do setor do turismo a fim de melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil.
Os projetos têm que propor soluções inovadoras para desafios como: valorização da Literatura Brasileira e Patrimônio Cultural; sugerir inovação tecnológica para impulsionar o turismo literário; melhoria da infraestrutura e conectividade regional; expansão do circuito do segmento; melhorar a integração com o comércio e informações úteis; preservação da cultura e história através da tecnologia e geração de renda para comunidades locais.
O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, afirma que os projetos também irão abrir caminho para a atuação sustentável dos destinos. “Decidimos buscar startups com soluções inovadoras capazes de proporcionar experiências literárias autênticas, aprimorar a conectividade tecnológica no contexto do turismo literário e impulsionar o desenvolvimento econômico em regiões turísticas, pois dessa forma garantimos que o turismo seja um caminho para o desenvolvimento sustentável , gerando emprego e renda numa atividade que valoriza nossa cultura e diversidade”, reforçou.
Quer participar da seleção? Acesse o edital completo clicando aqui!
Confira o cronograma:
25/10 – Abertura de inscrições
30/10 (às 23h59) – Encerramento das inscrições de Novembro 2023 às 23h59min
15/12 – Pitch day
10/01 – Publicação de finalistas
10/01 e 31/03 – Provas de conceito e realização de projetos piloto
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)