Espaço da Inovação reúne 40 projetos na Semana da Educação Profissional e Tecnológica
Expositores dos institutos federais (IFs) apresentam iniciativas tecnológicas de oito eixos temáticos em espaço do MEC
O público que visitar a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) terá a oportunidade de conhecer os projetos dos i nstitutos f ederais ( I Fs ) expostos no Ee paço da Inov ação . A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica ( Setec ) , ocorre de 16 a 22 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF) , com entrada gratuita.
O total de 40 expositores de IFs se revezar á no espaço durante o evento, com apresentaç ões n os seguintes eixos temáticos: sustentabilidade; agropecuária e agroindústria; recursos naturais e transição energética; saúde; robótica e inteligência artificial; transformação digital; reindustrialização; e tecnologia e inovações sociais.
As instituições interessadas em fazer parte do estande inscreveram su as propostas , t endo sido selecionadas as que mais se relacionavam aos eixos temáticos e contemplavam aspectos da inovação e da cultura maker . “ S ão projetos que vão fazer a diferença na vida de cada um no seu dia a dia, que foram desenvolvidos dentro do compromisso de ciência e tecnologia”, complementou o diretor de d esenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli .
Ifal – Um dos destaques do estande veio do Instituto Federal de Alagoas ( Ifal ) . Sob a coordenação do professor de engenharia mecânica do C ampus Coruripe, Alex Aguiar , o projeto Pedal Energy busca levar o cinema de forma itinerante para todo o estado de Alagoas, por meio da energia elétrica limpa gerada por bicicletas acopladas a pequenos geradores elétricos.
“A gente pedala, gera energia, acumula em baterias , e com elas nós ligamos telão, pipoqueira, máquina de algodão doce, sistema de iluminação, som, enfim, tudo que tem no cinema. A veia desse proje to é levar o cinema para o interior. Vamos levar bicicletas para falar de cultura, entretenimento, educação, tecnologia, todos os temas transversais que permeiam esse projeto”, complet ou Alex.
A equipe, composta por dois professores e quatro estudantes bolsistas do Ifal , trabalha há seis meses para implementar a iniciativa . A segunda demonstração pública do grupo será n o estande de inovação , que contabiliza 20 bicicletas , a serem utilizadas pelos visitantes durante a semana . A ideia é que , no próximo ano , o Pedal Energy comece a circular nas cidades do estado.
IFMG — Outro projeto, esse de iniciativa d o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), surgiu n a pandemia de Covid-19, período que apontou a falta de equipamentos adequados para tratar pacientes com insuficiência respiratória. Assim , foi criado o ventilador pulmonar mecânico de baixo custo , a fim de dar suporte respiratório aos enfermos que estão com o funcionamento dos pulmões comprometido .
“Esse respirador foi feito de uma forma que a pessoa pudesse visualizar todos os componentes . E ele indica se está funcionando perfeitamente, permitindo manutenção, reparo e preservação do equipamento durante a operação do respirador”, explic ou o coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais, Econômicas e Sustentabilidade do IFMG, Felipe da Silva Alves, do C ampus Piumhi. A equipe , que conta com três professores e dois estudantes bolsistas , lev ou quase dois anos para desenvolver o equipamento . Ele se destaca pela praticidade, já que pode ser transportado com facilidade, sem depender de programação de computador , além de ser flexível para tratamentos que não inclu í a m os casos mais graves. Cada respirador foi produzido ao custo médio de R$ 11 mil.
IFPR – Já o Instituto Federal do Paraná (IFP R) está representado pel o projeto de uma harpa eletrônica que , em vez de cordas , possui um conjunto de sensores, os qu ais reproduzem o ciclo completo das notas musicais. “A harpa é um instrumento muito antigo, mas por que não fazer essa parte de colocar os lasers? Inicialmente, a nota é gerada artificialmente . A gora vamos começar a trabalhar em cima de biblioteca de música para reproduzir o som mesmo da harpa”, destac ou a estudante de engenharia de automação do C ampus Jacarezinho , Gabriele Cardoso.
S emana da EPT — A 3ª Semana Nacional da E ducação Profissional e T ecnológica conta com a apresentação de mais de 280 projetos nos estandes , além de oferta r oficinas rápidas para o público, área exclusiva sobre inovação e debates sobre EPT. Os visitantes não precisam se inscrever e terão acesso livre e gratuito aos espaços da mostra tecnológica. Já os debates e as oficinas necessitam de inscrição, que pode ser feita pelo link próprio.
Com o tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, es s a edição contabiliza a participação de mais de 50 instituições ofertantes dessa modalidade de ensino, inclu sive os IFs , as redes estaduais de educação, as escolas técnicas vinculadas às universidades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Mais informações estão disponíveis no site do evento .
Por: Ministério da Educação (MEC)
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