Hospital federal em João Pessoa (PB) investe cerca de R$ 1,5 milhão e inaugura nova UTI Neonatal
Com a reestruturação iniciada em junho deste ano, a UTI Neo passa de seis para oito leitos, visando a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)
O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou mais um equipamento de média e alta complexidade em saúde para atender a população do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Os investimentos foram de cerca de R$ 1,5 milhão, entre equipamentos médico-hospitalares, itens de mobiliário e readequação da infraestrutura, oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
Com a readequação, a UTI Neonatal do HULW passa de seis para oito leitos, podendo ampliar para nove, de acordo com a necessidade, em um espaço equipado, moderno, humanizado e confortável não apenas para os bebês como para as mães. Instalada no primeiro andar do hospital-escola, a unidade já está em funcionamento para atender recém-nascidos com idade até 28 dias de vida.
A UTI Neo ganhou sete aparelhos de fototerapia e nove monitores de sinais vitais. O parque de equipamentos conta ainda com novos berços, incubadoras, poltronas reclináveis, além de uma série de itens de mobília. O espaço possui área de 157 m² com sala de prescrição, sala de equipamentos e pontos de higienização adequados conforme às normas vigentes.
Durante o evento de inauguração, que aconteceu na manhã de terça-feira (17), o superintendente Marcelo Tissiani destacou os inúmeros avanços contabilizados no Lauro Wanderley, ao qual intitula de “novo HU”. “Estamos em um HULW repleto de novidades, visando à otimização da assistência, do ensino, que é o nosso DNA, e da pesquisa. Estamos refazendo o hospital para garantir maior segurança e mais qualidade dos nossos serviços”, disse o gestor, citando ainda obras e equipamentos que já foram entregues à população.
Participaram da solenidade, além de colaboradores e gestores do HULW, autoridades como o secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho; a secretária-executiva de Saúde de João Pessoa, Janine Lucena; a diretora de Atenção em Saúde, Aline Grisi; e o professor Cássio da Nóbrega Besarria, representando o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte