Tecnologia

Investimentos em conexão escolar se intensificam na região amazônica

Maior aporte de recursos no Norte deve-se ao fato de essa região concentrar a maior porcentagem de escolas desconectadas no País

04/10/2023 13:47
Investimentos em conexão escolar se intensificam na região amazônica
Foto: Divulgação/Anatel

 

Os investimentos em conexões banda larga nas escolas do Norte do País representam o dobro do investido nas demais regiões brasileiras, afirmou o conselheiro diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Vicente Aquino, nessa terça-feira (3/10), no Futurecom 2023, evento realizado na cidade de São Paulo.

A explicação para o maior aporte de recursos no Norte deve-se ao fato de essa região concentrar a maior porcentagem de escolas desconectadas no País. O leilão de 5G, ocorrido em novembro de 2021 e promovido pela pelo órgão regulador de telecomunicações, destinou R$ 3,1 bilhões para conexão das escolas brasileiras.

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), presidido por Aquino, deve, até 2026 seguindo a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas , conectar com banda larga 40 mil escolas brasileiras. O projeto-piloto do programa forneceu, além de banda larga de alta velocidade e wi-fi em todos as salas de aula de 176 escolas, os equipamentos  para alunos e professores.

Aquino participou do painel Economia Verde, o Brasil e o Crescimento Sustentável. O conselheiro afirmou ainda que a presença da banda larga é um estímulo amplo a diversos setores do País, incluindo a economia verde, que promove o uso sustentável dos recursos naturais. Ele citou também os investimentos no Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS) , que implantará um total de seis infovias na Região Amazônica, coordenado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), presidido pelo conselheiro diretor da Anatel Moisés Moreira.

“Se você leva conexão ao aluno, você leva à família; se leva à família, você leva à população”, afirmou Aquino. Os cabos de fibra óptica implantados pela Anatel permitem que empresas na região Norte ofertem banda larga à comunidade, além de garantir a conexão escolar conforme o edital do leilão do 5G e o estabelecido pelo Gape.

A Anatel está presente no Futurecom 2023 em estande compartilhado com a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Uma equipe da Anatel está à disposição para esclarecer dúvidas sobre as atribuições da Agência, especialmente em relação à certificação de produtos de telecomunicações.

 

Por: Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

 

 

Link: https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/investimentos-em-conexao-escolar-se-intensificam-na-regiao-amazonica
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte