Mais de 1.088 pessoas são beneficiadas com MCMV em Rondônia
Em visita ao estado, ministro Jader Filho anunciou a mentoria em Ordenamento Territorial Municipal do Projeto ANDUS
O Programa Minha Casa, Minha Vida entregou, nesta quarta-feira (18/10), em Porto Velho (RO), mais 272 unidades habitacionais.
Somente em 2023, já foram entregues mais de 12 mil moradias, cerca de 20 mil unidades tiveram obras retomadas e mais de 430 mil contratações serão realizadas em todo Brasil. A Meta de contratação é 2 milhões até 2026.
O ministro das Cidades, Jader Filho, fez a entrega das unidades habitacionais do Conjunto Residencial Porto Belo I. São 272 apartamentos distribuídos em 17 blocos de 4 andares e quatro moradias por andar. Mais de 1.088 pessoas serão diretamente beneficiadas.
As moradias já contam com toda infraestrutura interna e externa de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação, drenagem e transporte público.
As famílias possuem acesso a três creches, três escolas, dois postos de saúde e três postos de segurança.
Uma das famílias beneficiadas com as chaves foi a de Emicicleide Souza, mãe de quatro filhos, que expressou sua gratidão. "É muito gratificante. Eu e meus filhos estamos muito felizes," disse ela.
Logo após a entrega das chaves, o ministro Jader Filho, juntamente com Marcos Rocha, governador do estado de Rondônia, a família de Emicicleide, representando todas as famílias contempladas, participaram do plantio de mudas de Ipês Amarelos.
Em uma reunião com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ministro Jader Filho apresentou detalhes do programa MCMV Cidades, destacando a importância da parceria entre o governo federal e os governos locais e estaduais para a soma de orçamentos e a ampliação das políticas públicas.
Participaram ainda da cerimônia, o governador Marcos Rocha, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, a deputada estadual Iêda Chaves, o senador Confúcio Moura, a deputada federal Cristiane Lopes, a deputada estadual Cláudia de Jesus, o superintendente da CAIXA, Dione Wesley Silva, e o secretário Municipal de Assistência Social e da Família, Claudinaldo Leão da Rocha.
Durante o evento, Jader Filho expressou sua satisfação em entregar unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida.
"Não podemos permitir que nenhuma obra fique parada, especialmente as do Minha Casa Minha Vida, porque as famílias que vivem de aluguel têm pressa, assim como as famílias que residem em áreas de risco e aquelas em situação de rua.", disse.
O ministro anunciou também outras entregas do programa no estado de Rondônia e a criação do Minha Casa, Minha Vida Cidades, que visa ampliar o financiamento da casa própria para mais famílias.
O senador Confúcio destacou a importância do Ministério das Cidades no atendimento das necessidades fundamentais das cidades, incluindo habitação e saneamento.
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Em seu segundo compromisso do dia, o ministro Jader Filho participou do 2º Encontro Regional ICLEI Amazônia, um evento internacional que promoveu debates sobre o modelo ideal para as cidades amazônicas. Durante o evento, o Ministro proferiu uma palestra sobre o tema.
O evento contou com a participação de representantes de cidades amazônicas brasileiras e de outros países sul-americanos que abrangem a Floresta Amazônica, bem como líderes do Fórum de Cidades Pan-Amazônicas.
Jader Filho enfatizou a necessidade de integrar questões ambientais nas discussões urbanas, mencionando os investimentos em energia solar e eólica. Ele também destacou o compromisso do governo federal com a questão ambiental e o combate ao desmatamento.
Argumentou que o tema do meio ambiente deve ser abordado em conjunto com melhorias na qualidade de vida, saúde, educação e emprego digno para as famílias. Alertou ainda para a importância da resiliência nas cidades para lidar com eventos climáticos extremos.
Jader Filho mencionou que essas questões serão discutidas na Conferência do Clima, Cop-28, que ocorrerá, em novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
No encerramento da palestra, o ministro anunciou a mentoria em Ordenamento Territorial Municipal do Projeto ANDUS, uma iniciativa conjunta do Ministério das Cidades, do Ministério do Meio Ambiente e da GIZ, com a adesão de Porto Velho ao programa.
Por: Ministério das Cidades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte