MEC participa de Seminário sobre Educação Superior e Cidadania Global
Assembleia Geral e Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras ocorre de 23 de 27/10, em Genebra, na Suíça
Ministério da Educação (MEC) participa da XVI Assembleia Geral e XIII Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que ocorre de 23 a 27 de outubro, em Genebra, na Suíça. O evento comemora os 15 anos do grupo e discute o tema “Educação Superior para a Cidadania Global”.
A diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara Francisco, representa no evento a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho. Ela será palestrante, no dia 27 de outubro, na Conferência Plenária 4, sobre o tema “A contribuição das universidades para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
Segundo a diretora, a presença do MEC no evento, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), reforça o protagonismo do Ministério como articulador de políticas educacionais internacionais. “A internacionalização das universidades brasileiras se apresenta como ação estratégica para o País e seu desenvolvimento socioeconômico sustentável. Neste encontro, liderado por universidades brasileiras, podemos aproximar relações com representantes de vários países. O tema do evento sobre o desenvolvimento sustentável discute a importância e o imprescindível papel das instituições no ensino, extensão, pesquisa e inovação para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ressaltou ela.
Durante os cinco dias do evento, palestrantes nacionais e internacionais apresentarão suas pesquisas e debaterão questões relevantes para o desenvolvimento da educação superior e da cidadania global. Neste ano, a Assembleia Geral e o Seminário Internacional serão realizados em parceria com a Universidade de Genebra (Unige) e a Escola Internacional de Genebra (Ecolint). O evento também conta com a participação de representantes de instituições de educação superior, diplomatas, autoridades governamentais e representantes de organizações internacionais de aproximadamente 40 países, localizados nos cinco continentes.
GCUB – O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Fundado em 2008, com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, é composto por 89 universidades, sendo 61 federais.
Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento, com foco na internacionalização da educação superior.
Por: Ministério da Educação
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte