Ministério da Igualdade Racial dialoga com gestores em Caravana Federativa RS
A equipe técnica esclareceu dúvidas e entregou a cartilha que contém as informações sobre o (Sinapir), indicando como aderir e quais órgãos e documentos necessários para adesão.
Depois de passar pelo Rio de Janeiro e pela Bahia, a terceira edição da Caravana Federativa foi realizada nesta quinta (19) e sexta-feira (20), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Ministério da Igualdade Racial por meio da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial mais uma vez marcou presença para dialogar sobre as políticas de igualdade racial.
A Caravana Federativa tem como principal objetivo levar o atendimento, a informação e a cooperação entre os entes federados. Isso é feito através da participação ativa dos Ministérios e demais órgãos federais em um esforço conjunto para democratizar acesso aos programas e serviços essenciais. Nesse sentido, a equipe técnica da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial apresentou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), esclareceu dúvidas e entregou a cartilha que contém as informações sobre o Sinapir- indicando como aderir e quais órgãos e documentos necessários para adesão.
Durante o evento, foram realizados mais de 150 atendimentos com prefeitos, secretários, secretárias municipais, vereadores, vereadoras dos diversos municípios, entre eles: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Butiá, Santa Rosa, Três Passos, Frederico, Palmeira, Redentora, Braga, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha.
O prefeito Daniel Almeida e o vereador Daniel Leal do município de Butiá esteve no estande do ministério e durante a visita sinalizaram que através da Caravana Federativa conheceu mais de perto a importância do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e confirmou o interesse em fazer adesão.
A secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, analisa de forma positiva a participação do ministério na Caravana Federativa. “Queremos que os municípios do estado do Rio Grande do Sul se tornem parte fundamental de uma teia de articulações políticas de programas e projetos do Ministério da Igualdade Racial” , enfatizou a secretária.
A secretária Iêda Leal também esteve representando o Ministério na solenidade de abertura e encerramento e conclusão das atividades de atendimento na Caravana Federativa do Rio Grande do Sul, o evento como todo contou com mais de 300 prefeitos e 450 representações de municípios, incluindo secretários e técnicos, bem como de servidores de 30 ministérios, a Caravana Federativa do governo federal, realizada no Estado em parceria com a Federação as Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Sinapir
Instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial, promulgado com a Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010. O Sinapir conduz o exercício do enfrentamento do racismo e da consolidação da promoção da igualdade da racial, na perspectiva de uma política de Estado perene, sustentável, democrática e participativa. O seu desenvolvimento se dá pelo compromisso dos gestores, das gestoras e dos entes federativos, órgãos do Governo Federal, Legislativo, Judiciário e sociedade civil organizada. As suas ações referem-se desde projetos estruturantes, formativos, transversais e descentralizados até uma denúncia de crime racista, com a sua recepção, atendimento jurídico e aplicação de leis e políticas públicas antirracistas, garantindo a diminuição das desigualdades raciais nos diversos segmentos da sociedade brasileira.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte