Governo lança Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária
Coordenada pelo Ministério da saúde, a plataforma vai identificar, selecionar e divulgar experiências parafortalecer a Política Nacional de Alimentação e Nutrição nos municípios
Os cuidados relacionados à alimentação e nutrição na Atenção Primária à Saúde (APS) serão tema do novo Laboratório de Inovação em Saúde (LIS), uma plataforma de condensação de experiências e boas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Lançado na quarta-feira (18/10), o laboratório vai identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras para o fortalecimento da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) no âmbito da APS nos municípios brasileiros.
A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves, destacou a importância da plataforma. “Conhecer como os princípios e as diretrizes da PNAN se tornam ofertas concretas de atenção à saúde da população nos territórios é fundamental para termos elementos de análise sobre a implementação desta política e sua relação com as demais políticas públicas”, afirmou.
A iniciativa também construirá um acervo de acesso público, gratuito e on-line, composto por ações que possam subsidiar a implementação de políticas públicas de base comunitária e territorial. Além disso, as experiências compartilhadas poderão favorecer o reconhecimento de soluções, perspectivas e estratégias locais.
O Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde é fruto da parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (Cgan) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte