MEsp e ONU Mulheres discutem ampliação de parcerias para equidade de gênero
MEsp está focado no tema e, além da Estratégia Nacional de Futebol Feminino, vai assinar uma iniciativa contra a misoginia em parceria com o Ministério das Mulheres
A equidade de gênero é uma das principais pautas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou como fundamental para combater as desigualdades no país e é também uma das pautas que o Ministério do Esporte vem atuando, como a Estratégia Nacional de Futebol Feminino, que foi criada para ampliar a participação feminina no futebol.
O ministro André Fufuca recebeu nesta terça-feira (17/10) as representantes da ONU Mulheres, Olga Bagatini, Anastasia Divinskaya e Ana Teresa Iamarino. Elas apresentaram as ações da ONU Mulheres no Brasil e em outros países, como o programa de esporte implementado em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), que visa a empoderar meninas e mulheres por meio do esporte. A organização se colocou à disposição do novo ministro para ajudar no avanço das políticas de inclusão feminina no esporte e na gestão esportiva.
André Fufuca ressaltou que o MEsp está focado no tema e, além da Estratégia Nacional de Futebol Feminino, vai assinar uma iniciativa contra a misoginia em parceria com o Ministério das Mulheres nos próximos dias. Destacou ainda que, no edital do novo PAC para infraestrutura esportiva, está prevista a construção de areninhas. Essas estruturas terão funcionamento integral com metade da carga voltada para inclusão feminina no esporte. “O fortalecimento das políticas de esporte voltado para as mulheres é um pedido do presidente Lula, e o Ministério conta com o apoio da ONU Mulheres para ajudar na construção dessa equidade”, comentou Fufuca.
O ministro também foi convidado para participar como painelista de um evento multissetorial organizado pela ONU Mulheres em Santiago, no contexto dos Jogos Pan-Americanos 2023, junto a autoridades de confederações olímpicas e os Ministérios do Esporte do Chile, Equador, Argentina e Brasil.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte