MEsp sinaliza apoio técnico a projetos voltados à promoção do esporte em Pernambuco
A Secretaria de Esportes de Pernambuco procurou o MEsp para solicitar auxílio técnico na implementação de políticas esportivas
O ministro do Esporte, André Fufuca, recebeu na tarde desta quarta-feira (04.10) o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Luciano Leonídio, que apresentou projetos esportivos em curso no estado. Leonídio também tratou sobre a possibilidade de parcerias com o Ministério do Esporte junto ao Projeto Cidade do Esporte e para os núcleos dos Centros de Formação Esportiva que pretendem democratizar atividades esportivas, físicas e de lazer no estado.
“O Projeto Cidade do Esporte é um grande 'guarda-chuva' que acontece na área da Arena Pernambuco, que completou 10 anos em 2023. A hora é de otimizar o espaço com políticas públicas, já que a estrutura estava servindo basicamente à organização de eventos da iniciativa privada. Temos vários projetos pra poder incentivar e desenvolver o esporte em todo o estado”, disse o secretário.
Outra proposta lançada pelo secretário foi a de integrar todo o potencial da estrutura da Arena Pernambuco às políticas do Governo Federal.
"Queremos inserir a Arena Pernambuco como um dos centros de treinamento do país na Estratégia Nacional do Futebol Feminino. Além disso, na questão da Rede de Desenvolvimento do Esporte, queremos apresentar os nossos Centros de Iniciação ao Esporte (CIE) e a metodologia específica que nós desenvolvemos para crianças de 7 a 12 anos, tanto para o estado de Pernambuco como para compartilhar com estados interessados", considerou.
Na metodologia elaborada pelo estado, as crianças participam de ciclos de modalidades coletivas. A ideia é que, até os 13 anos, as crianças tenham maior acesso possível para escolher e seguir na modalidade da sua preferência.
“Vamos colocar a expertise técnica do ministério à disposição da Secretaria de Esportes de Pernambuco para ver a Cidade do Esporte e os demais programas oportunizarem atividades para pessoas de todas as idades, especialmente para as crianças e mulheres no caso do futebol, visto que já existe uma política consistente no estado", avaliou o ministro André Fufuca.
Pelo MEsp, também esteve presente na reunião a diretora de Esporte Educacional, Cassia Damiani.
Por: Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte