MJSP e MPRN realizam 15º Encontro de Gestores da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro
Representantes de 50 laboratórios reúnem em Natal para discutirem prioridades para 2024
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realiza, em Natal (RN), nesta terça (24) e quarta-feira (25), o 15º Encontro de Gestores da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (REDE-LAB).
Representantes de 50 unidades de Laboratórios de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), instaladas no Brasil, participam do evento que tem como objetivo promover a integração, a cooperação e o compartilhamento de tecnologias, metodologias e experiências entre os integrantes da REDE-LAB. Os laboratórios devem discutir as prioridades de atuação para 2024.
O coordenador da REDE-LAB, Carlos Renato Xavier de Resende, explica que o Encontro é realizado anualmente e reúne presencialmente os diretores e coordenadores dos LAB-LD. “Este é o principal encontro de trabalho da Rede, é a oportunidade em que são debatidos os temas comuns mais relevantes para os laboratórios e traçadas as ações que serão desenvolvidas colaborativamente no ano seguinte”, ressalta.
"O 15º Encontro é uma oportunidade relevante para troca de experiências e alinhamento de práticas. É o momento de gestores dos laboratórios compartilharem as boas práticas e indicarem a necessidade de melhorias em determinados procedimentos”, destaca o promotor de Justiça e coordenador do LAB-LD do MPRN, Augusto Carlos Rocha de Lima.
O Encontro contará ainda com a participação de representantes do Banco Central do Brasil (Bacen) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que ministrarão palestras sobre “A utilização do DREX e os reflexos nos afastamentos de sigilos bancários” e “A prevenção à Lavagem de Dinheiro frente ao uso de novas tecnologias de pagamentos”.
A REDE-LAB
O conjunto de LAB-LD instalado no Brasil integra a REDE-LAB. A coordenação é exercida pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, vinculado à Senajus/MJSP. A REDE-LAB conta com laboratórios localizados nas Polícias Civis dos Estados, Ministérios Públicos Estaduais, Receita Federal e Polícia Federal, além de unidades instaladas em órgãos parceiros.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte