Energia

MME destaca oportunidades do Brasil no setor de energia para COP-28

Seminário promovido pela Câmara dos Deputados debateu os desafios e a forma como essa agenda pode se desdobrar futuramente no país

18/10/2023 18:22
MME destaca oportunidades do Brasil no setor de energia para COP-28

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quarta-feira (18/10), do Seminário Preparatório para a 28ª Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-28), promovido pelas comissões da Amazônia e de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. O diretor de Informações e Estudos e Eficiência Energética da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Gustavo Masili, representou o ministério destacando as oportunidades do Brasil em relação à energia para a questão das mudanças climáticas.

Masili explicou aos parlamentares presentes na sessão sobre o desafio de fazer da transição energética um elemento propulsor do desenvolvimento sustentável do país e de posicionamento estratégico. “A transição energética pode contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como a geração de emprego e renda, a inclusão social, a redução das desigualdades, o crescimento econômico, as mudanças climáticas, entre outros. Contudo, quando formulamos políticas públicas, precisamos levar em consideração a segurança e equidade energética, além da sustentabilidade”, afirmou.

O representante do MME também citou algumas oportunidades que o Brasil tem na parte de energia, tendo uma das matrizes mais limpas entre as grandes economias do mundo. Segundo ele, existe um elevado potencial de geração de eletricidade limpa e renovável nacional, além de uma capacidade tecnológica e de inovação em energia e mercado doméstico relevante, por ser a maior economia da América Latina.

O diretor Masili pontuou ainda que o país se destaca na participação de fontes de baixo carbono. “A elevada participação das fontes renováveis confere posição de destaque para o Brasil, graças ao papel dos biocombustíveis, a hidroeletricidade e a participação crescente das fontes eólica e solar”, completou. Dados do MME mostram que quase 50% da energia consumida pelos brasileiros e brasileiras em 2022 foi renovável, sendo que 90% da eletricidade foi renovável.

O seminário também discutiu as "expectativas e oportunidades de participação no evento para os parlamentares brasileiros" e de que forma essa agenda internacional pode se desdobrar localmente.

Por: Ministério de Minas e Energia

 
Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-destaca-oportunidades-do-brasil-no-setor-de-energia-para-cop-28
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte