Operação em São Paulo combate fraude em pensão por morte
Concessão indevida de benefícios foi feita com a utilização de dispositivo eletrônico clandestino instalados em computadores do INSS
Operação Abafa, deflagrada nesta quarta-feira (11/10) em São Paulo, combate a concessão fraudulenta de diversos benefícios de pensão por morte. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo com apoio operacional da Polícia Militar da do 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A operação representa o desdobramento de uma ação da Força Tarefa Previdenciária relacionada a concessão indevida de benefício previdenciário mediante uso de dispositivos eletrônicos clandestinos. Esses equipamentos possibilitaram o acesso remoto aos sistemas do INSS.
Os investigados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário e associação criminosa, sem prejuízo de eventuais outros delitos a serem apurados no curso das investigações.
Há 23 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência Previdenciária detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
Por: Ministério da Previdência Social
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte