Relações exteriores

Operação Voltando em Paz: Sétimo voo com repatriados já chegou ao Brasil

Outra aeronave KC-30 já decolou para Israel e deve pousar ao Rio de Janeiro na próxima segunda

21/10/2023 09:44
Operação Voltando em Paz: Sétimo voo com repatriados já chegou ao Brasil
Foto: Divulgação/FAB

 

O sétimo voo de repatriação de brasileiros partindo de Israel pousou, às 10h48 deste sábado (21/10), no Rio de Janeiro (RJ). Dos 69 passageiros transportados, dois desembarcaram em Recife (PE), por volta das 8h30, e 67 no Galeão, junto de nove animais de estimação. 

Outra aeronave modelo KC-30, que compõe a Operação Voltando em Paz, decolou do Brasil para Israel na sexta-feira (20/10) para repatriar outros brasileiros. O avião chegará ao País na próxima segunda-feira (23/10), com desembarque no Rio de Janeiro.

Também neste sábado, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está representando o Governo Federal na Cúpula da Paz, no Cairo, capital egípcia, para discutir a crise humanitária provocada pelo conflito entre Israel e Hamas.

“Eu venho ao Cairo por instrução do presidente Lula para representá-lo nesta importante conferência que está sendo promovida pelo governo do Egito para se discutir a questão da guerra no Oriente Médio entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, e, sobretudo, para trazer a mesma mensagem que nós apresentamos no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York, que é chegado o momento de se tomar medidas de ajuda humanitária para aliviar o sofrimento do povo de Gaza”, afirmou Mauro Vieira, em entrevista à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR).

Durante o mês de outubro, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é presidido pelo Brasil, que pediu um cessar-fogo imediato na região, além da abertura de corredores humanitários e a ampliação da ajuda humanitária no território palestino. O texto teve ampla aprovação, com 12 votos favoráveis, mas foi vetado pelos Estados Unidos.

Saiba mais: Mauro Vieira: É preciso colocar um ponto final a esse derramamento de sangue

Um dos esforços do Governo Federal tem sido negociar com o governo egípcio para garantir a passagem das pessoas que estão na Faixa de Gaza para, do Egito, conseguirem regressar ao País. O Egito faz fronteira com a cidade israelense de Rafah.

"Não é possível que continuem nessa carência absoluta de tudo, itens de necessidade e até de água. Precisamos discutir essa questão antes que essa situação se transforme em um problema humanitário de maior volume ainda. Essa guerra afeta todo mundo", reforçou.

Para o chanceler, há uma grande expectativa sobre a reunião, já que esta será a primeira discussão sobre um processo de paz depois da tentativa de aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança da ONU.

*Informações atualizadas às 11h. 

Leia também: Programa Brasil no Mundo vai abordar conflito no Oriente Médio

Por: Agência Gov
Texto: Daniella Cambaúva


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte