Social e Políticas Públicas

Plataforma de participação social do Governo Federal é apresentada em seminário da OCDE

Com o tema "As soluções tecnológicas cívicas são adequadas para a democracia? Riscos e facilitadores para a tecnologia cívica reforçar a democracia," foi compartilhada a experiência bem-sucedida do Brasil Participativo

18/10/2023 21:24
Plataforma de participação social do Governo Federal é apresentada em seminário da OCDE
Foto: Divulgação/Secretaria-Geral

 

Após a experiência de mobilização da plataforma Brasil Participativo , que somou mais de 1,4 milhão de pessoas para construção do Plano Plurianual 2024-2027 e 4 milhões de acessos entre abril e julho de 2023, Renato Simões, secretário nacional de participação social, e Carla Bezerra, diretora de participação digital e comunicação em rede, foram convidados para participarem  do seminário "Getting Civic Tech Right Democracy", promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O evento ocorreu na terça (17), em Paris.

Com o tema "As soluções tecnológicas cívicas são adequadas para a democracia? Riscos e facilitadores para a tecnologia cívica reforçar a democracia," Renato Simões compartilhou a experiência bem-sucedida do Brasil Participativo, que tem sido avaliada por especialistas da área como a maior experiência de participação social do mundo em âmbito de gestão federal.

O seminário ocorreu para 120  convidados, incluindo representantes governamentais, especialistas em tecnologias sociais, pesquisadores acadêmicos e membros de comunidades de desenvolvimento de software de países da OCDE ou em processo de adesão, como o Brasil.

Segundo ele, "o debate sobre o Plano Plurianual foi realizado presencialmente e por meio digital. E a plataforma digital do Brasil Participativo organizou a participação de milhares de pessoas, que geraram mais de 8 mil propostas para todos os ministérios do governo e votaram nas prioridades do planejamento nos próximos quatro anos”.

Novas funcionalidades e tecnologias em desenvolvimento

O governo brasileiro vai aproveitar o legado tecnológico e democrático para outras demandas públicas da população, além de compartilhar com outras nações a tecnologia, que é aberta. O secretário nacional de participação social completou: "Pretendemos integrar o rico legado da participação presencial em Conselhos, Conferências, Audiências Públicas, Ouvidorias, entre outros, com novos sujeitos de participação, novas linguagens, novas possibilidades abertas pela participação por meios digitais".

Nesta quinta (19), a delegação brasileira terá uma fala sobre a plataforma a convite do Decidim Fest, evento na Espanha, em que representantes da Universidade de Brasília (UnB), importante parceira do Brasil Participativo, também integrarão os debates. O evento, realizado na cidade de Barcelona entre os dias 18 e 20 de outubro, é organizado pela plataforma Decidim, que apoiou a implementação da plataforma de participação social do governo brasileiro. Neste ano, o tema central  do evento é "Democracia, Tecnologia e Inteligência Coletiva".

Acesse: www.gov.br/brasilparticipativo.

 

Por: Secretaria-Geral da Presidência da República

 

Link: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/noticias/2023/outubro/reconhecimento-internacional-plataforma-de-participacao-social-do-governo-federal-e-tema-de-seminario-da-ocde-na-franca
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte