Representantes do MDHC disseminam ações do órgão em passagem da Caravana Federativa pelo RS
3ª edição da Caravana Federativa do governo federal chegou nesta semana ao Rio Grande do Sul em esforço institucional para integrar gestores locais e sociedade civil às ações do Executivo
Depois de passar pelo Rio de Janeiro e pela Bahia, a terceira edição da Caravana Federativa foi realizada nessa quinta (19) e sexta-feira (20) no Rio Grande do Sul. O esforço institucional uniu o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) a outros 33 ministérios do Poder Executivo.
No evento, foram realizados mais de 100 atendimentos com prefeitos, secretários municipais, vereadores e gestores do estado que buscavam informações e recomendações sobre os programas e projetos desenvolvidos pelo Ministério.
A agenda reiterou compromisso do MDHC com as políticas voltadas para a pessoa idosa, a população egressa do sistema prisional, bem como estratégias de fortalecimento dos conselhos municipais e o combate ao trabalho escravo na região.
Durante a caravana, os representantes do órgão compartilharam serviços e informações do MDHC, reforçando o diálogo e a colaboração com as autoridades e com a sociedade civil, com objetivo de promover um ambiente mais justo e inclusivo.
Pelo MDHC, participaram integrantes da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Fernanda Dusseda; da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Ana Carolina Moreira; e da Coordenação-Geral de Articulação Federativa da Secretaria-Executiva, Cristiane Lourenço.
Caravanas Federativas
O projeto das Caravanas Federativas atua como uma política de Estado para facilitar a comunicação entre os entes municipais e estaduais com os representantes dos ministérios. A iniciativa consiste em disponibilizar assistência aos municípios para elaboração de projetos, demandar e acessar recursos auxiliar na solução de problemas enfrentados pelos gestores em suas respectivas áreas.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte