Brasil preside Reunião do Conselho de Segurança sobre os ataques a Kharkiv
O Brasil presidiu, nesta segunda-feira (09/10), reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o conflito na Ucrânia. A reunião de emergência foi convocada a pedido de Albânia, Equador, Estados Unidos, França, Japão, Malta, Reino Unido e Suíça para discutir os ataques na região de Kharkiv, que vitimaram ao menos 52 pessoas na semana passada.
Ao manifestar solidariedade às famílias das vítimas, o Brasil reiterou o apelo a todas as partes para que respeitem o direito humanitário internacional e os princípios fundamentais de distinção entre combatentes e civis.
O Brasil reiterou seu chamamento à cessação das hostilidades. A via da negociação diplomática é a única que conduzirá a uma paz justa e duradoura, em consonância com os princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas e tendo em conta as preocupações legítimas de segurança de todos.
O Brasil reafirma seu respeito à soberania e integridade territorial de todos os estados e seu compromisso com a resolução pacífica de disputas.
Por: Ministério das Relações Exteriores (MRE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte