Secretário Alexandre da Silva visita região atingida por chuvas no RS e discute ações para assegurar direitos da pessoa idosa
Encontro faz parte das ações do MDHC para debater e ampliar a rede de fortalecimento de iniciativas locais sobre envelhecimento
O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Alexandre da Silva, finalizou nesta sexta-feira (6), no Rio Grande do Sul, agenda de encontros com associações e organizações da região sobre temas dedicados às ações que promovam o envelhecer bem nos territórios.
Este é o primeiro encontro das diversas ações e seminários, previstos para este mês, com o objetivo de informar e debater o tema nas cinco regiões do país. Na ocasião, o representante do MDHC priorizou a localidade, onde já estão sendo realizadas ações emergenciais por conta das fortes chuvas que atingiram o Sul do país nas últimas semanas.
Nesta sexta-feira, o secretário encerrou a visita na capital do estado, Porto Alegre, com uma reunião na presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, junto ao Conselho Estadual da Pessoa Idosa e diretorias do Departamento da Igualdade Étnico Racial e da Pessoa Idosa e Famílias. Eles dialogaram sobre demandas e questões relacionadas ao envelhecimento da população na região.
Demais encontros
Na quinta-feira (5), o secretário do MDHC visitou as cidades de Roca Sales e Muçum (RS). Em Roca Sales, houve visita ao Centro Administrativo da cidade com o prefeito, Amilton Fontana, e representantes locais para promoção dos direitos da pessoa idosa.
Na cidade de Muçum, o Alexandre da Silva se reuniu com a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graziela Devitte Fontana, e conheceu a Pousada Espaço de Convivência, que atua como casa de repouso para pessoas com 60 anos ou mais e realiza ações de bem-estar para esse público.
Os representantes do Poder Público também se encontraram com integrantes de Conselhos Municipais da Pessoa idosa, quando puderam debater e ouvir demandas sobre experiências e iniciativas que possam aprimorar políticas públicas relacionadas à proteção ao direito de envelhecer.
Leia também:
Protocolo define atuação do MDHC em situações de riscos e desastres naturais
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte