Sexta aeronave da FAB decola nesta quinta-feira (12) rumo a Israel
A aeronave VC-2 (Embraer 190) da Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, foi cedida em caráter de urgência para o resgate de brasileiros na zona de conflito no Oriente Médio
Ainda nesta quinta-feira (12/10), o Governo Federal envia a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuar na Operação Voltando em Paz, que repatria brasileiros em Israel. O avião cedido para a missão será o VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República.
Com capacidade para 40 lugares, a aeronave teve o acionamento feito em caráter de urgência nesta tarde. A decolagem será da Base Aérea de Brasília, com destino a Roma, na Itália, país que tem servido como escala nessa operação. De lá, o avião aguarda autorização do Egito para buscar os brasileiros que estão em Gaza.
A força-tarefa para a repatriação de brasileiros que se encontram na zona de conflito no Oriente Médio foi um dos temas de videoconferência realizada nesta manhã, pelo presidente Lula, com os ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom), além de Celso Amorim (Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República) e Marco Aurélio Marcola (Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República). Segundo informações do Itamaraty, mais de 2,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar. A determinação do Governo Federal é de que todos os interessados sejam repatriados.
Voltando em Paz
A Operação Voltando em Paz vem sendo conduzida pelo Governo Federal desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, no sábado (07/10). A ação é articulada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Força Aérea Brasileira (FAB). Para que o primeiro avião aterrissasse no Brasil, uma série de medidas, decisões e articulações foram necessárias.
>> Leia mais:
Terceiro voo com brasileiros decola de Israel, rumo a São Paulo
Chega ao RJ segundo avião da FAB com 214 brasileiros repatriados de Israel
Por: Agência Gov, com informações da Presidência da República
Texto: Thays de Araújo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte