Educação

A Voz do Brasil: Desafios para a alfabetização de crianças e adolescentes vão pautar a entrevista desta quinta (9)

A secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, vai falar sobre o assunto a partir das 19h

09/11/2023 17:05
A Voz do Brasil: Desafios para a alfabetização de crianças e adolescentes vão pautar a entrevista desta quinta (9)
Foto: Divulgação/EBC


De acordo com dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), 56,4% dos alunos que concluíram o 2º ano do ensino fundamental em 2021 foram considerados não alfabetizados pelo seu desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para abordar o assunto e detalhar as ações do Governo Federal voltadas para o ensino no País, a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, é a entrevistada desta quinta-feira (09/11), do programa A Voz do Brasil.

Com o objetivo de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao concluírem o 2º ano do ensino fundamental, o Governo Federal lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política que vai subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção do ensino para os futuros cidadãos. A nova política é baseada em cinco eixos: Gestão e Governança, Formação de Profissionais de Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação.

O Compromisso defende, ainda, o protagonismo dos estados e municípios, com fomento à construção de políticas territoriais, apoiando estados e regiões em diferentes contextos, com indução, coordenação e assistência técnica e financeira da união. O investimento para a iniciativa será de mais de R$ 2 bilhões em quatro anos.

Saiba mais sobre o assunto na edição de A Voz do Brasil desta quinta-feira, ao vivo, a partir das 19h. Confira a entrevista pelo Canal Gov ou pelas emissoras de rádio de todo o País.

Por: Agência Gov
Texto: Thays de Araújo


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte