A Voz do Brasil desta segunda-feira (13) traz balanço da Operação de Desintrusão das Terras Indígenas no Pará
A Secretária-Executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Ramos Coelho, vai detalhar o assunto, ao vivo, às 19h
A Operação de Desintrusão das Terras Indígenas (TIs) Apyterewa e Trincheira Bacajá, no Pará, ocorre desde o início do mês de outubro e já resultou na queda de cerca 95,1% do ritmo do desmatamento da região. Para detalhar o assunto, a Voz do Brasil, desta segunda-feira (13/11), recebe a Secretária-Executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Ramos Coelho.
A ação consiste na retirada dos não indígenas que, ocupando parte das terras homologadas, representam ameaça aos Povos Originários e à floresta, que já teve parte da vegetação destruída. Além disso, a situação favorece a exploração de atividades ilegais como garimpo e extração de madeira irregular, dentre outras, encontradas pelos agentes de segurança pública durante a operação.
Com a operação em curso, as equipes de fiscalização de áreas como Meio Ambiente, Defesa animal, Trabalho e Emprego, entre outras, já realizaram 19 autuações e aplicaram multas que totalizam mais de R$ 4 milhões de reais. Desmatamento, trabalho em condições análogas à escravidão e medicamentos veterinários irregulares têm sido os maiores motivos de aplicação de multas durante a desintrusão.
Saiba mais sobre o assunto no programa A Voz do Brasil desta segunda-feira, ao vivo, a partir das 19h. Confira a entrevista pelo Canal Gov ou pelas emissoras de rádio de todo o País.
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte