Mulheres

A Voz do Brasil desta sexta-feira (10) aborda o trabalho de cuidado realizado por mulheres

Tema da redação do Enem 2023 vai pautar a entrevista desta noite com a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, do Ministério das Mulheres, Rosane Silva

10/11/2023 18:05
A Voz do Brasil desta sexta-feira (10) aborda o trabalho de cuidado realizado por mulheres
Foto: Divulgação/EBC

 

Mais de 24 horas semanais voltadas ao cuidado com a casa e com a família. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o tempo que as mulheres dedicam por semana aos serviços de cuidado. Já os homens, mostram os dados, investem 13 horas semanais para as funções.

O trabalho de cuidado realizado por mulheres pautou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado no último domingo (5/11). Para discorrer sobre o assunto, o programa A Voz do Brasil recebe, nesta sexta-feira (10/11), a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, do Ministério das Mulheres, Rosane Silva.

De acordo com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, um dos principais desafios para a ascensão social das mulheres e o fator que as impedem de ocupar mais cargos de chefia é a sobrecarga de trabalho atribuída a elas no cumprimento de atividades domésticas e cuidados com familiares. Para a ministra, o Brasil precisa observar a própria cultura social e mudar o olhar que classifica o cuidado como função apenas das mulheres, não só por meio de ações do Governo Federal, estados e municípios, mas também com a divisão das demandas de cuidado com os homens.

Diante disso, o Ministério das Mulheres anunciou, junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a construção de um Grupo de Trabalho para criar uma política de cuidados que permita mudar este cenário. O anúncio foi feito durante o Seminário Mercosul sobre Política de Cuidados, na última quarta-feira (8/11).

Para saber mais sobre o assunto, não perca a edição da Voz do Brasil desta sexta-feira, ao vivo, a partir das 19h. Confira a entrevista pelo Canal Gov ou pelas emissoras de rádio de todo o País.

Por: Agência Gov
Texto: Thays de Araújo

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte