ANP realiza seu 1º Fórum de Tecnologia e Inovação
O evento, que teve como tema “25 anos da Cláusula de PD&I – Panorama e Perspectivas”, teve transmissão ao vivo pelo canal da ANP no YouTube.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou, nos dias 29 e 30/11, o seu 1º Fórum de Tecnologia e Inovação, um novo espaço aberto pela Agência para discussão e valorização do tema Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O evento, que teve como tema “25 anos da Cláusula de PD&I – Panorama e Perspectivas”, ocorreu no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal da ANP no YouTube.
Participaram da abertura do Fórum os Diretores da ANP Daniel Maia Vieira, Symone Araújo e Fernando Moura. O Diretor Daniel destacou que “a Diretoria da ANP está muito envolvida no tema de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Olhar 25 anos depois, tudo o que tem acontecido desde a inserção da Cláusula de PD&I nos contratos, é fantástico. E também estamos olhando para a frente, a partir das lições aprendidas nos últimos 25 anos, em conjunto junto com todos os protagonistas desse segmento, sejam as empresas que financiam os projetos, os fornecedores ou a academia, que mostra a potência que temos em conhecimento para desenvolver nossa indústria”.
A Diretora Symone também ressaltou a importância do tema. “Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação é uma face do setor que chega muito perto da sociedade. É uma atividade transformadora. Porque a gente consegue criar ecossistemas que multiplicam as nossas ações. É importante que pensemos em, cada vez mais, descentralizar o uso desses recursos. Estivemos, semana passada, em Mossoró e é impressionante a capilaridade que as ações de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação têm. Permitem criar tecnologia, inovação, e capacitar uma gama considerável de novos profissionais para o mercado. Isso vai criando uma sinergia que beneficia o setor como um todo.”
O Diretor Fernando falou sobre a importância de espaços com no Fórum para aprimoramentos regulatórios. “Este 1º Fórum é a primeira versão de uma oportunidade que temos de compartilhar experiências sobre esse tema tão importante. É mais uma prova de que a boa regulação se faz a várias mãos. Já ocorreram algumas revisões ao longo desses 25 anos da Cláusula de PD&I e não tenho dúvidas de que os aprimoramentos se seguem a partir de momentos como esses, em que ouvimos sugestões, críticas e necessidades de aperfeiçoamentos. São muito salutares momentos como esse, em que conseguimos construir a boa regulação”.
Já o Diretor-Geral da Agência, Rodolfo Saboia, realizou o encerramento do evento hoje (30/11). "O Brasil tem muitos desafios tecnológicos a serem enfrentados, em temas como aumento do fator de recuperação, transição energética, captura de carbono, para citar alguns exemplos. Mas tenho certeza de que a ANP sai daqui mais preparada para a regulação da Cláusula de PD&I e espero que no ano que vem a gente possa ter a segunda edição deste fórum, iniciando mais uma tradição positiva", afirmou.
O Fórum reuniu representantes da ANP, das empresas do segmento de exploração e produção de petróleo e gás natural e de instituições de ensino.
Foram discutidos os seguintes temas, divididos em quatro painéis:
- Apresentação das empresas petrolíferas - resultados de destaque e perspectivas para o futuro;
- Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP) - resultados, perspectivas e aprimoramento;
- Os recursos da cláusula no fomento ao empreendedorismo;
- O papel das empresas brasileiras da cadeia fornecedora no desenvolvimento tecnológico e na inovação: possibilidades e oportunidades.
Por: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte