ANS convoca cidadãos para Conselho de Usuários de Serviços Públicos
Serviços prestados pela Agência já podem ser avaliados por meio de consultas
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anuncia a convocação pública para adesão ao Conselho de Usuários de Serviços Públicos da Agência. O objetivo da iniciativa é ter mais representantes da sociedade como avaliadores dos serviços prestados pela reguladora.
No momento, estão abertas pesquisas sobre quatro serviços prestados pela ANS:
- Acessar acervo da Biblioteca ANS
- Obter certidão emitida pela ANS
- Obter relatório de processos
- Obter vista e cópia de processos administrativos em posse da ANS
O Conselho de Usuários é um mecanismo instituído pela Lei nº 13.460/2017 com a finalidade de promover a conexão entre o usuário e o gestor responsável pelo serviço. Periodicamente, os conselheiros voluntários serão convidados para responder consultas enviadas pela Ouvidoria da ANS e pelos gestores dos serviços a respeito da percepção sobre a qualidade da prestação de serviços. A avaliação é rápida e online. Atualmente, a ANS já conta com 514 conselheiros.
O conselheiro pode se inscrever para avaliar quantos serviços quiser e ainda criar enquetes para que outros conselheiros possam opinar. Não é obrigatório participar de todas as pesquisas. Além disso, qualquer pessoa pode se inscrever para participar das avaliações e em qualquer momento o cidadão pode entrar ou sair do Conselho.
O período previsto para a disponibilização das consultas vai até 01/12/2023 e somente os conselheiros da ANS podem avaliá-las e respondê-las. Lembrando que os usuários podem se tornar conselheiros a qualquer tempo, mesmo quando as consultas estiverem no ar.
Para se tornar um conselheiro, acesse a plataforma da Controladoria-Geral da União para se inscrever. Sua opinião pode fazer a diferença!
Conheça a Carta de Serviços da ANS .
Por: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte