Povos indígenas

Agentes de segurança continuam com Operação de Desintrusão da Terra Indígena Apyterewa

Os invasores que ocupam irregularmente a TI continuam empregando táticas de sabotagem como a destruição de pontes utilizando moto serras e uso de fogo

16/11/2023 15:13
Agentes de segurança continuam com Operação de Desintrusão da Terra Indígena Apyterewa
Foto: Divulgação

 

Os agentes de segurança que atuam na Operação de Desintrusão da Terra Indígena (TI) Apyterewa continuaram, nesta quarta-feira (15/11), o trabalho de monitoramento, vistoria e intervenções nas áreas rurais invadidas dentro da TI. Conforme a segunda fase da operação avança tem sido encontrado, cada vez mais, instalações desocupadas pelos invasores e, nessa situação, os agentes procedem ao desfazimento (inutilização das estruturas).

Os invasores que ocupam irregularmente a TI continuam empregando táticas de sabotagem como a destruição de pontes utilizando moto serras e uso de fogo. Também foram encontrados pelos agentes castanheiras que foram derrubadas intencionalmente nas vias de acesso, com objetivo de impedir a passagem das Forças de Segurança.

Durante as diligências os agentes encontraram 16 árvores derrubadas ao longo dos trechos monitorados. Foram encontrados na mata madeira serrada, quatro motoserras e uma motocicleta em situação de abandono, que foram apreendidos. Uma guarnição da Força Nacional realizou rondas em trecho da mata, com objetivo de evitar novas derrubadas.

A Polícia Federal autuou três pessoas pelo crime previsto no artigo 51 da Lei 9.605/98 de comercialização de motosserra ou sua utilização em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente. Em outra diligência também foram apreendidos equipamentos agrícolas em situação irregular.

Por: Secretaria-Geral da Presidência da República 

 

 

Link: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/noticias/2023/novembro/boletim-de-comunicacao-da-desintrusao-tiatb-16-11.23
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte